Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Cruzeiro do Largo do Calvário e todo o adro envolvente
Designação
DesignaçãoCruzeiro do Largo do Calvário e todo o adro envolvente
Outras Designações / PesquisasCruzeiro e adro do Largo do Calvário / Cruzeiro do Largo do Calvário (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Cruzeiro
TipologiaCruzeiro
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Benavente/Benavente
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo do CalvárioBenavente Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.98473-8.813352
DistritoSantarém
ConcelhoBenavente
FreguesiaBenavente
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 42 692, DG, I Série, n.º 276, de 30-11-1959 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO cruzeiro do Calvário implanta-se no largo conhecido como Rocio do Moinho de Vento, micro-topónimo que se refere efectivamente a um ponto elevado (neste caso a vertente Norte da vila de Benavente e em posição dominante sobre o rio Sorraia e uma ampla secção da lezíria ribatejana) e à existência de um engenho de aproveitamento eólico, entretanto desaparecido. No entanto, o facto de aparecer referenciado como "Rocio" implica que este espaço era já de usufruto da comunidade, configurando um amplo terreiro de fruição social, carácter que manteve ao longo dos tempor, até à actualidade.
O calvário foi construído em 1644, escassos quatro anos após a Restauração da Independência Nacional, e por iniciativa de uma confraria local, consagrada ao Senhor dos Passos, conforme legenda epigráfica que acompanha o monumento: "Esta obra mandarao fazer os irmaos dos Santos Passos em o anno de 1644". Foi objecto de beneficiações por volta de 1725, ano inscrito noutra epígrafe que o acompanha.
Trata-se de um relativamente comum cruzeiro devocional, composto por base e cruz latina, assente sobre pedestal quadrangular de cinco degraus. A base apresenta duas secções, a inferior cúbica, com uma das faces contendo a inscrição comemorativa da construção, e a superior mais trabalhada, com remate de tendência piramidal, onde se crava a cruz. Esta é de perfil latino, com braços bem mais pequenos que o corpo vertical e de remates triangulares, sendo a secção superior coroada por pequena moldura rectangular.
Na actualidade, este conjunto escultórico encontra-se resguardado por adro murado, que lhe confere maior monumentalidade, o que reforça, ainda mais, o estatuto deste calvário como peça de maior alcance histórico-cultural da zona ribeirinha de Benavente, também ela convertida integralmente em anos recentes em espaço verde e de lazer, junto às margens do Sorraia.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Cruzeiro do Largo do Calvário - Vista geral
Autor: Lrocha, em colaboração com Wiki Loves Monuments

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt