Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Estação da Mala-Posta do Casal dos Carreiros
Designação
DesignaçãoEstação da Mala-Posta do Casal dos Carreiros
Outras Designações / PesquisasEstação da Malaposta do Casal dos Carreiros / Estação da Malaposta do Casal dos Carreiros (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Estação de Malaposta
TipologiaEstação de Malaposta
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Caldas da Rainha/A dos Francos
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Estrada Nacional n.º 366Carreiros Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.311721-9.068831
DistritoLeiria
ConcelhoCaldas da Rainha
FreguesiaA dos Francos
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
Edital de 5-11-1975 da CM das Caldas da Rainha
Despacho de homologação de 25-09-1974 do Secretário de Estado dos Assuntos Culturais e Investigação Científica
parecer de 21-06-1974 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação desta estação como IIP
Despacho de homologação de 13-03-1973 do Secretário de Estado da Juventude e Desportos
Proposta de 16-02-1973 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE para classificação de todas as estações de malaposta existentes no país
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEdificada entre 1855 e 1856, a estação da Mala-Posta dos Carreiros inaugurou uma fase dos transportes de correio e passageiros, em que as estações de muda de cavalos apresentavam uma maior unidade arquitectónica, e dispunham de melhores condições para receber os viajantes que pretendiam cear e pernoitar.
A extinção do Correio-Mor, que durante dois séculos esteve na órbita da família Gomes da Mata e que, depois de 1797, passou a ser administrado pelo Estado, inscreve-se no mesmo processo de desenvolvimento da Mala-Posta, acompanhando a tendência natural para a utilização de diligências, em substituição dos correios a pé ou a cavalo, que se verificava há muito noutros países da Europa. O novo impulso de que este meio de comunicação foi objecto, a partir de 1852, deve-se à iniciativa do Ministro das Obras Públicas, António Fontes Pereira de Melo.
A estação do casal dos Carreiros era uma das 23 que existia na estrada que ligava Lisboa ao Porto, a qual demorava, em 1859, 34 horas a percorrer. Com a inauguração da linha de caminho de ferro, em 1864, a Mala-Posta deixou de fazer sentido, embora se tivesse mantido em actividade durante mais algum tempo.
Este edifício tipifica outros que encontramos pelo país, de linhas depuradas e onde prevalece o sentido utilitário. Apresenta planta em U e alçados com cunhais almofadados, abertos por vãos de lintel semicircular. No interior, o espaço do corpo central era ocupado pela sala e os volumes laterais articulavam as zonas de serviço com os quartos e a casa de banho.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A Mala-Posta em PortugalFERREIRA, GodofredoEdição1946Lisboa

IMAGENS

Estação da Mala-Posta do Casal dos Carreiros - Fachada virada à estrada

Estação da Mala-Posta do Casal dos Carreiros - Planta com a delimitação e a ZP actualmente em vigor

Estação da Mala-Posta do Casal dos Carreiros - Fachada virada à estrada

Estação da Mala-Posta do Casal dos Carreiros - Fachada virada à estrada

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