Estação da Mala-Posta do Casal dos Carreiros | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Estação da Mala-Posta do Casal dos Carreiros | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Estação da Malaposta do Casal dos Carreiros / Estação da Malaposta do Casal dos Carreiros (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Civil / Estação de Malaposta | ||||||||||||
Tipologia | Estação de Malaposta | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Civil | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Leiria/Caldas da Rainha/A dos Francos | ||||||||||||
Endereço / Local |
| ||||||||||||
Distrito | Leiria | ||||||||||||
Concelho | Caldas da Rainha | ||||||||||||
Freguesia | A dos Francos | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto) Edital de 5-11-1975 da CM das Caldas da Rainha Despacho de homologação de 25-09-1974 do Secretário de Estado dos Assuntos Culturais e Investigação Científica parecer de 21-06-1974 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação desta estação como IIP Despacho de homologação de 13-03-1973 do Secretário de Estado da Juventude e Desportos Proposta de 16-02-1973 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE para classificação de todas as estações de malaposta existentes no país | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 9914630 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | Edificada entre 1855 e 1856, a estação da Mala-Posta dos Carreiros inaugurou uma fase dos transportes de correio e passageiros, em que as estações de muda de cavalos apresentavam uma maior unidade arquitectónica, e dispunham de melhores condições para receber os viajantes que pretendiam cear e pernoitar. A extinção do Correio-Mor, que durante dois séculos esteve na órbita da família Gomes da Mata e que, depois de 1797, passou a ser administrado pelo Estado, inscreve-se no mesmo processo de desenvolvimento da Mala-Posta, acompanhando a tendência natural para a utilização de diligências, em substituição dos correios a pé ou a cavalo, que se verificava há muito noutros países da Europa. O novo impulso de que este meio de comunicação foi objecto, a partir de 1852, deve-se à iniciativa do Ministro das Obras Públicas, António Fontes Pereira de Melo. A estação do casal dos Carreiros era uma das 23 que existia na estrada que ligava Lisboa ao Porto, a qual demorava, em 1859, 34 horas a percorrer. Com a inauguração da linha de caminho de ferro, em 1864, a Mala-Posta deixou de fazer sentido, embora se tivesse mantido em actividade durante mais algum tempo. Este edifício tipifica outros que encontramos pelo país, de linhas depuradas e onde prevalece o sentido utilitário. Apresenta planta em U e alçados com cunhais almofadados, abertos por vãos de lintel semicircular. No interior, o espaço do corpo central era ocupado pela sala e os volumes laterais articulavam as zonas de serviço com os quartos e a casa de banho. (Rosário Carvalho) | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 4 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 1 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
---|---|---|---|---|---|
A Mala-Posta em Portugal | FERREIRA, Godofredo | Edição | 1946 | Lisboa |
Estação da Mala-Posta do Casal dos Carreiros - Fachada virada à estrada
Estação da Mala-Posta do Casal dos Carreiros - Planta com a delimitação e a ZP actualmente em vigor
Estação da Mala-Posta do Casal dos Carreiros - Fachada virada à estrada
Estação da Mala-Posta do Casal dos Carreiros - Fachada virada à estrada