Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Castelo de Fontalva (restos)
Designação
DesignaçãoCastelo de Fontalva (restos)
Outras Designações / PesquisasCastelo de Fontalva (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Castelo
TipologiaCastelo
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Elvas/Santa Eulália
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Monte Velho de Fontalva, na Herdade de Fontalva (ou Font'Alva)- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.986804-7.297744
DistritoPortalegre
ConcelhoElvas
FreguesiaSanta Eulália
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO Castelo de Fontalva, levantado na margem direita da ribeira do mesmo nome, situa-se numa região onde abundam os vestígios de anteriores e antiquíssimas ocupações humanas, desde épocas pré-históricas. A herdade da Fontalva abriga igualmente vários monumentos megalíticos, e no local de implantação da fortaleza encontraram-se estruturas e artefactos da época castreja, incluindo cerâmicas romanas. Sobre este substracto romano e, possivelmente, também árabe, ter-se-á levantado uma primeira atalaia, ou torre de vigia, construída por um Pero da Silva, em época desconhecida, mas talvez próxima de 1419, data da carta de couto que lhe foi outorgada por D. João I, quando a povoação da zona era essencialmente constituída por herdades. A função de vigia seria feita em ligação com algumas torres vizinhas, nomeadamente o castelo de Barbacena e as atalaias da herdade da Torre de Brito, Sapateiros, Boa Vista, Santa Eulália e Penha Clara (ALMEIDA, João de, 1948).
Desta primitiva estrutura nada resta, sendo o castelo actual resultado de uma intervenção posterior, do reinado de D. João III (1521-1557), quando a torre foi transformada em residência solarenga acastelada. Na época, o castelo faria parte do morgadio de Fontalva, cujo senhor era D. Pedro da Silva; o escudo dos Silvas encontra-se ainda sobre a entrada principal, a Oriente.
A muralha é pentagonal, flanqueada por cinco torreões (ou cubelos) ameiados nos ângulos. A porta principal, aberta em arco redondo, é guardada por dois outros torreões, e encimada pelo escudo dos Silvas, conforme mencionado. A fortaleza é percorrida por um caminho de ronda, ou adarve, e rematada por ameias.
A propriedade terá ficado sempre na posse dos descendentes dos seus proprietários quinhentistas. Em data incerta, entre o século XIX e o XX, estes proprietários derrubaram diversas construções adossadas às muralhas e no interior do recinto do castelo. O mais recente projecto visa transformar o imóvel, integrado na herdade onde está sediada a Coudelaria Sommer d'Andrade, em unidade turística. SML
ProcessoNa margem direita da ribeira de Fontalva, à cota de 330 m
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Roteiro dos Monumentos Militares PortuguesesALMEIDA, João deEdição1948Lisboa
Castelos em Portugal. Retrato do seu Perfil ArquitectónicoCORREIA, Luís Miguel Maldonado de VasconcelosEdição2010Coimbra

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt