Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Santiago do Cacém
Designação
DesignaçãoPelourinho de Santiago do Cacém
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Santiago do Cacém (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Santiago do Cacém/Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça Conde do BracialSantiago do Cacém Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.015375-8.697115
DistritoSetúbal
ConcelhoSantiago do Cacém
FreguesiaSantiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEPPortaria de 29-09-1956, publicada no DG, II Série, n.º 262, de 7-11-1956 (sem restrições)
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12736627
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA localidade de Santiago do Cacém é de remotíssimas origens, conforme o comprova a proximidade das ruínas romana de Miróbriga, bem como de muitos vestígios de povoados neolíticos e das idades do cobre, bronze e ferro, e ainda de núcleos celtas. À ocupação romana (e à presumível fase visigótica) seguem-se cinco séculos de domínio árabe, desde o século VIII até ao século XII, que deixam importante marca na toponímia. Assim será a povoação conhecida por Vila do mouro Kassem, vila esta que constituiria o núcleo fortificado finalmente tomado pelos cavaleiros da Ordem de Santiago da Espada nos anos sessenta do século XII. Segue-se, em 1186, a doação de Kassem aos referidos Espatários, que a partir desta data, e particularmente após 1217 (vencida enfim a investida almôada que durante mais de trinta anos dominou a região, e confirmada por D. Afonso II a doação feita por seu pai à Ordem), ocuparam de facto o castelo e dinamizaram o povoamento do burgo, passando este a ser denominado por Terra (ou Castelo) de Santiago de Kassem. A importância da vila, assim considerada deste 1186, cresce de modo a receber a primeira carta de foral no reinado de D. Dinis, quando Santiago é temporariamente desanexada dos bens dos Espatários e doada a D. Vetácia Lascaris, aia da Rainha D. Isabel e preceptora da infanta D. Constança. Após a sua morte a vila regressou regressado à Ordem de Santiago, em cuja posse se manteve até 1594, quando Filipe II a doou aos Duques de Aveiro. O segundo foral de Santiago do Cacém é já manuelino, tendo sido outorgado em 1512. Embora seja de presumir o levantamento de um pelourinho em torno desta data, dele não restam vestígios, e o monumento actual é uma picota datada de 1845.
Este pelourinho ergue-se na Praça Conde do Bracial, que constituía no século XIX o centro nevrálgico da vila. Encontra-se rodeado por várias casas nobres brasonadas, e pela Igreja da Misericórdia ou Igreja e Hospital do Espírito Santo, pelos antigos Paços do Concelho, e pela Torre do Relógio (em travessa que parte da praça). Trata-se de uma encomenda feita pela Câmara Municipal ao canteiro José Miguel Rodrigues, no ano de 1844, anterior ao da montagem na praça pública.
Sobre um soco de três degraus octogonais assenta um paralelepípedo ao alto, e sobre este um plinto onde se pode ler a data mencionada, 1845. A coluna possui fuste de secção igualmente octogonal, estreitando em direcção ao topo, prolongado visualmente em capitel liso, com secção idêntica ao do fuste, entre duas molduras. O remate é composto por uma plataforma quadrada e saliente, encimado por um plinto quadrado e um globo, dividido em meridianos, assente em base cónica. O globo é por sua vez encimado por uma cruz evocativa da Ordem de Santiago, em ferro, com longa haste vertical. Possui algumas semelhanças com o Pelourinho de Palmela. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Santiago do Cacém - Vista geral

Pelourinho de Santiago do Cacém - Vista geral

Pelourinho de Santiago do Cacém - Planta do diploma da portaria publicada no DG, II Série, n.º 262, de 07-11-1956

Pelourinho de Santiago do Cacém - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt