Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Altar-mor de talha dourada do século XVII da capela de Fornos
Designação
DesignaçãoAltar-mor de talha dourada do século XVII da capela de Fornos
Outras Designações / PesquisasAltar-mor de talha dourada do século XVII da capela de Nossa Senhora da Assunção / Altar-mor de talha dourada do século XVII da capela de Nossa Senhora da Trena / Capela de Nossa Senhora da Assunção / Capela de Nossa Senhora da Trena (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Freixo de Espada à Cinta/Lagoaça e Fornos
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Fornos Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.186403-6.750682
DistritoBragança
ConcelhoFreixo de Espada à Cinta
FreguesiaLagoaça e Fornos
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 39 521, DG, I Série, n.º 21, de 30-01-1954 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Capela de Nossa Senhora da Assunção, situada na periferia da povoação de Fornos, foi edificada na primeira metade do século XVII, como templo de romaria local. Em 1758 era referida na Memórias Paroquiais, onde se faz alusão à romaria anual feita no local a 15 de Agosto, dia de Nossa Senhora (CARVALHO, Isabel, PEREIRA, Maria Assunção, 1996, p. 55). No final do século XIX o orago do templo passou a estar dedicado a Nossa Senhora da Trena, mantendo-se como tal até à actualidade.
De planta rectangular disposta longitudinalmente, a estrutura do templo é composta pelos volumes da nave, da capela-mor e da sacristia, construída junto à fachada lateral esquerda.
A fachada principal apresenta um modelo maneirista tardio, de linhas sóbrias e destituído de decoração exterior, muito comum na arquitectura religiosa rural coetânea das regiões transmontanas e beirãs. É rasgada ao centro por um portal de moldura rectangular simples, e os cunhais do pano murário são rematados por contrafortes com pináculos. O conjunto termina em empena truncada, no cimo da qual foi colocada uma sineira decorada também com pináculos.
O espaço interior, de nave única, apresenta um programa decorativo muito simples, que evidencia a utilização esporádica do templo, não tendo havido um investimento económico num recheio decorativo mais rico. As paredes, ao invés de serem decoradas com os tradicionais programas azulejares, foram rebocadas e pintadas de branco. No espaço, destaca-se o púlpito pétreo de secção quadrada, assente sobre coluna toscana. Uma porta rasgada do lado do Evangelho dá acesso à sacristia, onde foi edificado um lavabo em cantaria.
A capela-mor é a zona mais decorada da capela. O tecto que cobre este espaço, em abóbada de berço de madeira, foi pintado na segunda metade do século XVIII com uma figuração de Nossa Senhora da Assunção em trompe l'oeil . O retábulo-mor maneirista, executado na época de edificação do templo, apresenta uma estrutura de talha dourada e policroma, tendo sido edificado segundo os modelos da obra de Vignola.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/ Julho de 2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Inventário do Património artístico-religioso do concelho de Freixo de Espada à Cinta", in II Edição do programa Nacional de Bolsas de Investigação para Jovens Historiadores e AntropólogosCARVALHO, Isabel Ruth de PaulaEdição1996Porto
"Inventário do Património artístico-religioso do concelho de Freixo de Espada à Cinta", in II Edição do programa Nacional de Bolsas de Investigação para Jovens Historiadores e AntropólogosPEREIRA, Maria da Assunção QueirósEdição1996Porto
De Freixo a Freixo de Espada à Cinta. Notas de monografia, 2 vols.PINTADO, Francisco AntónioEdição1996Freixo de Espada à Cinta

IMAGENS

Igreja Matriz de Fornos - Interior: retábulo-mor (DGEMN)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt