Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Pedro
Designação
DesignaçãoIgreja de São Pedro
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de São Pedro de Peniche / Igreja de São Pedro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Peniche/Peniche
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua José EstêvãoPeniche Número de Polícia:
Largo CastilhoPeniche Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.355881-9.379704
DistritoLeiria
ConcelhoPeniche
FreguesiaPeniche
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 2/96, DR, I Série-B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
Edital N.º 28 de 29-06-1992 da CM de Peniche
Edital N.º 24/90 de 5-07-1990 da CM de Peniche
Despacho de concordância de 29-05-1990 do Secretário de Estado da Cultura
Despacho de concordância de 21-05-1990 do presidente do IPPC
Parecer de 26-04-1990 da 9.ª Secção do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como IIP
Em 27-04-1987 a CM de Peniche enviou a documentação solicitada
Em 2-02-1987 foi solicitado à CM de Peniche o envio de documentação para instrução de um processo de classificação
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaDurante praticamente toda a Idade Média, e até ao início do século XV, o espaço que viria a constituir a povoação Peniche foi uma ilha, situada na foz do rio São Domingos, sendo então o povoado de Atouguia o mais importante aglomerado urbano da região. No entanto, a partir da centúria de Quatrocentos, foi-se dando o progressivo assoreamento do canal existente entre Peniche e a Atouguia, constituindo-se em 1438, por ordem de D. Duarte, o porto de Peniche (CALADO, Mariano, 1996, p. 71).
Foi a partir daqui que se formou o primeiro núcleo urbano da vila, denominado Ribeira. Mais tarde, o aglomerado urbano expandiu-se para a zona mais alta da povoação, que corresponde a Peniche-o-Velho. Este crescimento urbano e populacional derivou da exploração dos recursos naturais da península de Peniche, nomeadamente a pesca, a agricultura e a construção naval.
Os primeiros templos terão sido edificados em meados do século XV, integrando-se neste conjunto possivelmente a Capela do Espírito Santo. Foi precisamente no local desta capela que em 1589 se fundou a Igreja de São Pedro, cuja construção da estrutura estaria concluída cerca de 1593.
O templo paroquial apresenta um corpo central rectangular disposto longitudinalmente, que corresponde aos espaços da nave e da capela-mor, ao qual foram adossados lateralmente a sacristia e uma sala de arrumações.
A fachada principal apresenta um modelo de linhas robustas, dividido em três panos, que correspondem à disposição das naves. Os panos laterais possuem dois torreões, o da direita com sineira. Ao centro foi aberto um nártex com duas colunas alteado ao centro. Sobre este foi rasgado um óculo, e o frontispício é terminado em empena. As fachadas laterais são marcadas pela disposição de portas no primeiro registo e cinco janelas rectangulares de cada lado.
O espaço interior divide-se por três naves cobertas por tecto de madeira, marcadas por cinco tramos que assentam sobre colunas toscanas. No interior da torre do lado do Evangelho foi edificada uma capela baptismal, com cúpula, onde foi colocado um painel figurativo de azulejos azuis e brancos, de feitura setecentista, proveniente do Convento de São Bernardino (SEQUEIRA, 1955). Na torre oposta foi construída a escada de acesso ao coro-alto.
A capela mor é coberta por abóbada, sendo esta decorada com pinturas de motivos de gosto neoclássico que se estendem pelas paredes laterais. Aqui foi também disposto um cadeiral de madeira, da mesma proveniência dos azulejos do baptistério.
No programa decorativo do templo destacam-se as telas emolduradas por talha, que representam cenas da vida de São Pedro, estando uma assinada com a seguinte inscrição, PINTOR Pº PEIXOTO. E. DE 1711 (Idem, ibidem). Possui altares colaterais em talha dourada, com frontão em arco pleno, e altares laterais da mesma tipologia, com frontão triangular. Possui ainda uma imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, de grande devoção entre a comunidade piscatória da vila.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, vol. V (Distrito de Leiria)SEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1955Lisboa
"Os 350 anos da fortaleza de Peniche e a génese da sua construção", Actas do 1º Seminário do Património da Região OesteCALADO, MarianoEdição1996Bombarral
Peniche na história e na lendaCALADO, MarianoEdição1991Peniche

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt