Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja da freguesia do Beco
Designação
DesignaçãoIgreja da freguesia do Beco
Outras Designações / PesquisasIgreja Santo Aleixo, paroquial do Beco / Igreja Paroquial do Beco / Igreja de Santo Aleixo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Ferreira do Zêzere/Beco
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
E.M. 520 - 1Beco Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.771116-8.297759
DistritoSantarém
ConcelhoFerreira do Zêzere
FreguesiaBeco
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 32 973, DG, I Série n.º 175, de 18-08-1943 (ver Decreto)
Decreto n.º 30 838, DG, I Série, n.º 254, de 1-11-1940 (ver Decreto) (suspendeu o diploma anterior quanto aos imóveis que fossem propriedade particular, até que se cumprisse o disposto no art.º 25.º do Decreto n.º 20 985, DG, I Série, n.º 56, de 7-03-1932 (ver Decreto))
Decreto n.º 30 762, DG, I Série, n.º 225, de 26-09-1940 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12736827
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Igreja Matriz de Beco foi fundada no início do século XVI, quando esta povoação se autonomizou do território de Dornes, constituindo-se como freguesia. Dedicada a Santo Aleixo, a igreja apresenta uma estrutura eclética, originada por diferentes campanhas de obras executadas em épocas distintas.
Assim, embora mantenha o desenho estrutural primitivo, o templo foi alterado no século XVII, quando foi edificada uma nova fachada. Da centúria de Setecentos é o formulário decorativo do espaço interior.
À semelhança de muitos templos manuelinos, a Igreja de Santo Aleixo possui uma planimetria rectangular que se desenvolve longitudinalmente, dividida em três naves com cinco tramos. À estrutura nuclear foram adossados os corpos da torre sineira, edificada do lado esquerdo da fachada, e da sacristia, situada junto à capela-mor.
A fachada apresenta um modelo chão de linhas sóbrias, comportando apenas o portal de moldura recta com cornija, encimado por uma janela que ilumina o espaço do coro-alto. A torre sineira é rematada por um coruchéu. Em cada uma das fachadas laterais foi rasgada uma porta que permite o acesso ao interior do templo.
O espaço interior é dividido por três naves cobertas por tecto de madeira, divididas em tramos marcados por arcos assentes sobre colunas toscanas. Destaca-se a área da capela-mor pela riqueza do seu programa decorativo. A área é coberta por abóbada de caixotões ornamentados com pintura de brutesco. As paredes são revestidas com seis painéis de azulejos azuis e brancos setecentistas, figurando cenas do Velho Testamento. O retábulo de talha dourada foi executado e edificado na primeira metade do século XVIII.
Catarina Oliveira
IPPAR/2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt