Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Nossa Senhora dos Remédios
Designação
DesignaçãoCapela de Nossa Senhora dos Remédios
Outras Designações / PesquisasErmida de Nossa Senhora dos Remédios do Esporão / Capela de Nossa Senhora dos Remédios / Ermida de Nossa Senhora dos Remédios do Esporão (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaÉvora/Reguengos de Monsaraz/Reguengos de Monsaraz
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Herdade do EsporãoReguengos de Monsaraz Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.390624-7.550787
DistritoÉvora
ConcelhoReguengos de Monsaraz
FreguesiaReguengos de Monsaraz
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaConsiderada "umas das mais antigas propriedades rigorosamente demarcadas do termo ancestral de Monsaraz" (ESPANCA, 1978), a Herdade do Esporão encontrava-se já delimitada em 1267, pertencendo nesta época a Soeiro Rodrigues, juiz de Évora. No entanto, o morgadio do Esporão só seria instituído em 1427 por D. Teresa Anes da Fonseca, casada com Fernão Lopes Lobo.
Na segunda metade do século XV foi edificada dentro da herdade a torre, ou castelo do Esporão, por ordem de Álvaro Mendes de Vasconcelos, cavaleiro da casa do Duque de Bragança e regedor da cidade de Évora, que na época detinha o morgadio (GONÇALVES, 1975).
No início do século XVI o morgado João Mendes de Vasconcelos, diplomata influente nas cortes de D. Manuel e D. João III, mandou edificar dentro dos limites da propriedade uma ermida, dedicada a Nossa Senhora dos Remédios (ESPANCA, 1978). Desde a sua edificação a capela tornou-se objecto de um "intenso culto popular" na região, que se manteve até ao século XVIII (Idem, ibidem).
A capela apresenta uma curiosa estrutura coroada por merlões, de reminiscências militares, prolongando um modelo do tardo-gótico alentejano. O corpo principal da ermida é precedido por uma galilé de planta rectangular aberta por três arcos plenos, edificada no século XVIII (Idem, ibidem).
O corpo da nave, de espaço único e planimetria rectangular, é totalmente desprovido de decoração, mostrando inclusivamente o aparelho rústico da parede fundeira, que corresponde à fachada principal. Este espaço é coberto por abóbada de aresta assente sobre mísulas de gosto manuelino, cujas chaves ostentam a Cruz de Cristo e o escudo de armas dos primitivos padroeiros (Idem, ibidem).
A capela-mor, de planta quadrada e área menor que a nave, é também coberta por abóbada de arestas, com altar e nicho com imagem da padroeira. No entanto, todo este espaço é totalmente coberto com pinturas murais de exuberantes ornamentos de brutesco e molduras que integram alegorias marianas e do Espírito Santo, executadas em 1711, possivelmente por uma oficina eborense (Idem, ibidem).
Cerca de 2002 a Finagra, sociedade agrícola proprietária da Herdade do Esporão, mandou restaurar a estrutura da capela, incluindo o conjunto de pintura mural.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/ 20 de Janeiro de 2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Monsaraz e o seu Termo", Boletim da Junta Distrital de Évora, nº 2, pp. 56 - 73GONCALVES, José PiresEdição1962ÉvoraNúmero : 2 e 3
Inventário Artístico de Portugal - vol. IX (Distrito de Évora, Zona Sul, volume I)ESPANCA, TúlioEdição1978LisboaO vol. II é totalmente dedicado às ilustrações.
Santuário MarianoSANTA MARIA, Frei Agostinho deEdição1933LisboaPrimeira edição 1707 - 1723, Off. António Pedrozo Galvão
"A defesa e solar do Esporão, no termo de Monsaraz", A Cidade de Évora, nº 58, pp. 27 - 81GONCALVES, José PiresEdição1975Évora

IMAGENS

Capela de Nossa Senhora dos Remédios (Reguengos de Monsaraz) - fachada principal. DRCA- Elsa Caeiro, 2018.

Capela de Nossa Senhora dos Remédios (Reguengos de Monsaraz) - capela-mor. DRCA- Elsa Caeiro, 2018.

Capela de Nossa Senhora dos Remédios (Reguengos de Monsaraz) - vista da nave com capela-mor ao fundo. DRCA- Elsa Caeiro, 2018.

Capela de Nossa Senhora dos Remédios (Reguengos de Monsaraz). DRCA- Elsa Caeiro, 2018.

Capela de Nossa Senhora dos Remédios (Reguengos de Monsaraz) - pintura mural na abóbada da capela-mor. DRCA- Elsa Caeiro, 2018.

Capela de Nossa Senhora dos Remédios (Reguengos de Monsaraz) interior da nave. DRCA- Elsa Caeiro, 2018.

Capela de Nossa Senhora dos Remédios (Reguengos de Monsaraz) - nartéx. DRCA- Elsa Caeiro, 2018.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt