Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Nossa Senhora da Conceição
Designação
DesignaçãoCapela de Nossa Senhora da Conceição
Outras Designações / PesquisasIgreja de Nossa Senhora da Conceição / Capela de Nossa Senhora da Conceição (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBeja/Alvito/Vila Nova da Baronia
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Praça da RepúblicaVila Nova da Baronia Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.288431-8.036989
DistritoBeja
ConcelhoAlvito
FreguesiaVila Nova da Baronia
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Nova da Baronia foi fundada em 1655, conforme data inscrita na fachada, por encomenda de um Sebastião Lopes Toscano. Ergue-se num largo ajardinado, hoje conhecido por Praça da República, definido pelo cruzamento da Rua 5 de Outubro com outra, justamente chamada de Rua de Nossa Senhora da Conceição, ficando-lhe quase fronteiro o pelourinho quinhentista da vila. Trata-se de um edifício singelo, cujo principal interesse artístico reside no revestimento azulejar totalizante do interior.
A fachada principal, rematada por empena triangular, é encimada por um campanário em arco redondo, e flanqueada por pináculos nos cunhais. No frontão rasga-se um óculo redondo, a eixo com o portal, de verga recta e arquitrave de perfil clássico, e o nicho que o encima. Este nicho, em arco redondo, é totalmente forrado a azulejo e abriga uma cruz latina sobre placa quadrangular com uma inscrição votiva: Bendita e louvada seja a Imaculada Conceição da sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, Rainha dos Santos e Senhora nossa, concebida sem pecado original 1655 M.F.P. . À esquerda do portal, e no registo térreo, abre-se ainda uma pequena janela quadrada. Ao corpo da nave, rectangular, adossam-se os volumes da capela-mor e da pequena sacristia.
O interior, de nave única, é coberto por abóbada de berço caiada, ao passo que os panos murários se encontram inteiramente revestidos com painéis de azulejos policromos dispostos em tapete. Este revestimento estende-se ao arco triunfal, redondo, ao frontal do altar-mor e à sacristia, onde restam ainda vestígios de uma pintura mural de temática cristológica. Os motivos representados nos azulejos são variados, incluindo aves, motivos vegetais, e padrões geométricos de feição mudéjar; conhece-se uma campanha de obras do século XVIII, quando foram colocados alguns dos painéis, mas outros datarão ainda da centúria de Seiscentos.
SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPPelourinho de Vila Nova da Baronia
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt