Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Bemposta
Designação
DesignaçãoPelourinho de Bemposta
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Bemposta (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Mogadouro/Bemposta
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Estrada Nacional 221-6, Mogadouro - Miranda do DouroBemposta Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.311256-6.502977
DistritoBragança
ConcelhoMogadouro
FreguesiaBemposta
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaBemposta, hoje em dia a maior freguesia do concelho de Mogadouro, chegou a ser vila e sede de concelho, entre 1315 e o início do século XIX. No início da nacionalidade a localidade pertencia a Penas Roías, e a colonização cristã de todo o território foi feita com gentes oriundas das terras de Leão, que deixaram marcas na cultura local (caso da língua Mirandesa, falada justamente até à Bemposta). D. Dinis concedeu-lhe foral em 1315, fazendo-a villa, e erguendo as muralhas que contribuíram para a fixação das populações. No século XIV, D. Fernando doou-a aos nobres galegos que o apoiaram nas lutas contra Castela. No século XV eram seus donatários os senhores de Vila Flor, e no século seguinte o seu padroado pertenceu aos marqueses de Távora, passando em 1759 para a coroa. Em 1512, D. Manuel outorgou foral novo à vila, que permaneceria sede de concelho até 1836, quando a circunscrição foi extinta e finalmente integrada no concelho de Mogadouro.
O pelourinho da Bemposta terá sido erguido na sequência do foral manuelino, de acordo com a sua tipologia, e principalmente pela comparação feita com outros monumentos semelhantes no mesmo concelho, nomeadamente o de Azinhoso, com alguma decoração primo-quinhentista. Ergue-se num pequeno largo da aldeia, onde em tempos se localizariam igualmente a Casa da Câmara, Tribunal e Cadeia. Assenta num soco de dois largos degraus quadrangulares de aresta, de factura moderna, que substituem dois outros originais, ainda visíveis em fotografias antigas, já muito danificados. O pelourinho é constituído por base, coluna e capitel / remate, em granito, e de factura algo tosca. A base da coluna é circular, com o topo afeiçoado de forma a ajustar-se à menor largura do fuste. Este é liso e cilíndrico, composto por dois tambores, sendo o inferior cerca de três vezes mais alto que o superior. Este, por sua vez, ostenta numa das faces o escudo de armas do Reino, voltado ao contrário (de cabeça para baixo). Sobre a coluna assenta directamente um arremedo de capitel, que não passa de um disco cilíndrico, com a mesma secção do fuste, de onde irrompem quatro curtos braços em cruz. O remate é uma pirâmide de secção circular, encimada por dois pequenos discos sobrepostos intervalados por escócia decorada com oito bolas, única ornamentação do conjunto.
Este modelo, conhecido como "Bragançano", porque se considera inspirado no pelourinho de Bragança (CHAVES, Luís, 1938), foi plasmado em muitos monumentos da região, caso do já referido exemplar de Azinhoso, e ainda Mogadouro, Chacim, Freixo de Espada-à-Cinta, Frechas, Lamas de Orelhão, Frieira (este muito restaurado), Outeiro, Vale de Prados, Vimioso, Vinhais e Vilar Seco de Lomba (quase inteiramente destruído). SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Os Pelourinhos. Elementos para o seu catálogo geralCHAVES, LuísEdição1938Lisboa
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Bemposta - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt