Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Santo António
Designação
DesignaçãoCapela de Santo António
Outras Designações / PesquisasSolar e Capela de Santo António (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBragança/Torre de Moncorvo/Torre de Moncorvo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Visconde de Vila MaiorTorre de Moncorvo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.17259-7.051112
DistritoBragança
ConcelhoTorre de Moncorvo
FreguesiaTorre de Moncorvo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaO procedimento de ampliação da classificação caducou nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Despacho de 8-03-2000 do vice-presidente do IPPAR a determinar a abertura do processo de ampliação da classificação (integrando o solar e o logradouro murado)
Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA capela de Santo António integra o solar da família Carvalho Castro, nobilitada desde 1880 com o título de Viscondes de Marmeleiro (por decreto do Rei D. Luís a favor de António de carvalho Castro Freire Cortês).
A sua fachada inscreve-se no eixo central do alçado do solar, destacando-se pelas pilastras que definem este corpo, separando-o dos restantes, de dois pisos com janelas de sacada de verga recta no andar nobre. O portal, ladeado por pilastras que suportam um frontão triangular, é sobrepujado pelo brasão de armas da família, terminando em cornija recta, e apenas ganhando maior visibilidade em relação à casa pela sineira que coroa este eixo, já sobre a linha do telhado. O posicionamento do brasão segue a norma que se observa em boa parte dos solares de Torre de Moncorvo, surgindo na fachada da capela e não sobre a porta de entrada do edifício habitacional. Muito embora o alçado da capela, de linhas rectas, seja bastante depurado, é ele quem confere maior animação à fachada da casa, sem qualquer elemento decorativo.
Todo o conjunto foi edificado no decorrer do século XVIII, ainda que, certamente, sobre as ruínas ou vestígios de construções anteriores. Apesar dos poucos dados disponíveis sobre esta questão, a verdade é que a data de 1490 surge gravada nesta fachada, talvez aludindo à instituição da capela.
No interior, ganha especial destaque a abóbada de berço de caixotões, com episódios da vida de Santo António, a quem o templo era dedicado, e naturezas mortas.
A capela de Santo António e o solar dos Viscondes de Marmeleiro constituem um dos muitos testemunhos do desenvolvimento da vila no decorrer do século XVIII, verificável não apenas num crescimento populacional mas também na edificação de novos solares aos quais se encontravam anexas as respectivas capelas e que muito contribuíram para o número significativo de edifícios religiosos existente em Torre de Moncorvo nesta centúria: duas igrejas, um convento de frades, um recolhimento feminino, a igreja da Misericórdia, a capela do hospital e quinze capelas, oito das quais do padroado da câmara e sete de particulares (ABREU, p. 96).
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAlto Douro Vinhateiro
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias6

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Corografia Portuguesa e descripçam topographica do famoso Reyno de PortugalCOSTA, Pe. António Carvalho daEdição1712LisboaOff. de Valentim da Costa Deslandes, 1706 - 1712
Resenha histórica de Torre de MoncorvoREBELO, JoaquimEdição1988Torre de Moncorvo
Conheça a nossa terra. Torre de MoncorvoTAVARES, Virgílio António BarbosaEdição1990
Torre de Moncorvo: percursos e materialidades medievais e modernos, Dissertação de Mestrado em Arqueologia apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do PortoABREU, Carlos deEdição1998Porto
"O Município de Torre de Moncorvo no século XVIII", II Edição do Programa Nacional de Bolsas de Investigação para Jovens Historiadores e Antropólogos, pp. 44-162ABREU, Carlos deEdição1996
"Torre de Moncorvo", Tesouros Artísticos de PortugalEdição1976Lisboapp. 555-556

IMAGENS

Capela de Santo António - Fachada principal (DGEMN 1975)

Capela de Santo António - Interior: nave e capela-mor (DGEMN 1975)

Capela de Santo António - Interior: nave e coro-alto (DGEMN 1975)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt