Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Horta
Designação
DesignaçãoPelourinho de Horta
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Horta de Numão
Pelourinho de Horta do Douro / Pelourinho da Horta (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Vila Nova de Foz Côa/Horta
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da PraçaHorta Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.06534-7.310516
DistritoGuarda
ConcelhoVila Nova de Foz Côa
FreguesiaHorta
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaZona fortemente dominada pela presença do rio Côa e pelos profundos e abruptos vales talhados em socalcos pelo Homem para cultivo de vinha, Vila Nova de Foz Côa encerra nos seus recantos exemplares arquitectónicos de assinalável interesse.
De entre as freguesias que compõem o concelho, faz parte a de Horta - ou 'Horta de Numão', como foi, em tempos, mais conhecida -, distribuída ao longo da encosta do Vale da Teja, integrado, por conseguinte, em duas regiões inscritas na Lista de Património Mundial da UNESCO: Vale do Douro e Gravuras Rupestres do Vale do Côa.
Encerrando no seu termo vestígios arqueológicos que remontam as suas origens até, pelo menos, o Calcolítico, a exemplo do povoado fortificado de altura de Castanheiro do Vento, são vários os testemunhos do período romano, como atestam antigas villae, numa evidência da fertilidade dos terrenos. Terá sido, aliás, esta uma das razões do interesse neles depositado por parte de D. Afonso III (1210-1279), o 'Bolonhês', notabilizado pela profícua fundação de povoações, restauro e repovoação de outras e concessão de numerosos forais, e a quem se deveu o aforamento de uma herdade doravante conhecida por 'Horta d'El Rei'. Entretanto, seu sucessor, D. Dinis (1261-1325), senhoreou-a a Fernão (ou Fernando) Sanches, seu predilecto filho bastardo, até que, em 1314, lhe concedeu foral, elevando-a a 'Vila'. Mas, já no tempo de D. João I (1357-1433), a autonomia administrativa da qual passara a desfrutar foi-lhe retirada, doando-se de novo a herdade, para, em 1512, obter novo foral, dessa feita das mãos de D. Manuel I (1469-1521).
Datará, justamente, deste último período da sua História - o Manuelino - a colocação do pelourinho no centro da povoação.
Afeiçoado numa das matérias-primas mais abundantes na região - o granito -, o monumento é constituído por plataforma de três degraus de secção circular reforçada por base - de igual modo circular - de rebordo saliente sobre a qual se eleva a coluna, cujo fuste, com cerca de quatro metros e meio de altura, se apresenta talhado em prisma quadrangular e chanfrado, suportando capitel formado por gola e ábaco quadrangular bem destacado e encimado por tronco cilíndrico para apoio de elemento de diâmetro mais alargado.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Por terras do concelho de Foz Côa. Subsídios para a sua história, estudo e inventário do seu patrimónioCOIXÃO, António do Nascimento SáEdição1999Vila Nova de Foz Côa
Por terras do concelho de Foz Côa. Subsídios para a sua história, estudo e inventário do seu patrimónioTRABULO, António A. RodriguesEdição1999Vila Nova de Foz Côa
"Horta", Tesouros Artísticos de PortugalALMEIDA, José António Ferreira deEdição1976Lisboap. 302
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Horta - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt