Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja e Convento de São Francisco (restos)
Designação
DesignaçãoIgreja e Convento de São Francisco (restos)
Outras Designações / PesquisasConvento e Igreja de São Francisco de Leiria (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Convento
TipologiaConvento
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Leiria/Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do Hotel D. João IIILeiria Número de Polícia:
Rua de São FranciscoLeiria Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.748404-8.803327
DistritoLeiria
ConcelhoLeiria
FreguesiaLeiria, Pousos, Barreira e Cortes
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 29/84, DR, I Série, n.º 145, de 25-06-1984 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSão muito discutidas as origens da comunidade franciscana de Leiria. Ao que tudo indica, instalaram-se na cidade em 1232, mas os primeiros anos foram marcados pela disputa com o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, que detinha os direitos sobre a localidade. Sobre o primitivo local de implantação as opiniões são também díspares. Parece que em 1253 a comunidade estava instalada no local onde hoje é o convento, mas não faltam autores que apontam para uma fixação posterior, já no reinado de D. João I.
É precisamente ao tempo de vida do primeiro rei da dinastia de Avis, e ao ciclo da Batalha, que Luís Afonso atribuiu os vestígios medievais remanescentes da construção (AFONSO, 2003, p.22). Segundo este autor, as janelas góticas da capela-mor e as colunas e os capitéis do portal principal devem-se à campanha que este monarca patrocinou no convento, pelos finais do século XIV, e revelam semelhanças estilísticas para com a igreja de Nossa Senhora da Pena, registando-se, inclusivamente, o concurso de possíveis canteiros nas duas obras (IDEM, pp.29-30). Neste sentido, reforça-se a perspectiva de intervenção de D. João I na cidade de Leiria, um dos núcleos mais marcados pela nova dinastia, não só no castelo, que o monarca elegeu como um dos principais paços régios, mas também em outras obras emblemáticas da cidade, como o exemplo da casa franciscana leiriense o comprova.
Continuando a seguir a leitura deste autor, é de crer que a primitiva nave duocentista tenha sido substituída por outra, tardo-gótica, no reinado de D. Afonso V. Em meados do século, refere-se a existência de um alpendre e é provável que então se tenha optado por um corpo de nave única (IDEM, p.34).
As épocas moderna e contemporânea foram particularmente férteis em obras no convento. No século XVI, deu-se início à complexificação devocional, com a inclusão de vários altares no corpo da igreja. Na fachada lateral Sul, uma capela quadrangular foi aberta, patrocinada pelo Abade Manuel da Costa. Em 1663, construiu-se o novo arco triunfal, grandiosa entrada vincadamente classicizante, de linhas verticais e destituídas de decoração, que domina o interior da igreja. Ainda do século XVII é o claustro, construído numa linha tardo-maneirista. Na época barroca, reformularam-se os pontos de devoção, edificando-se novos retábulos, em talha, e, já numa fase pós-terramoto de 1755, deu-se novo impulso a obras de arquitectura, como o prova o portal principal, neo-clássico, e a galilé que o envolve.
No século XIX, a parte conventual passou para as mãos da Companhia Leiriense de Moagens, que adulterou, por completo, o espaço. A igreja e o claustro mantiveram-se inalterados, mas o passar do tempo e a inexistência de manutenção levaram à progressiva decadência do monumento, ao ponto de a igreja ter de encerrar as suas portas. Só na década de 80 do século XX, com o grande impulso dado pela Ordem Terceira foi possível iniciar as obras de restauro do edifício.
Foi precisamente neste quadro restaurador que se identificaram (em 1993) as pinturas murais, datáveis dos derradeiros anos do século XV e que tão singularmente caracterizam o convento franciscano de Leiria. Na capela-mor, um magnífico Calvário, com Cristo na Cruz ladeado superiormente por anjos e inferiormente por figuras da Igreja e por personagens anónimas, é uma obra qualitativa sem paralelo no Portugal quatrocentista, mais próxima dos ciclos pictóricos eruditos de Toledo ou de Sevilha (IDEM, p.203), eles próprios inseridos num amplo contexto de pintura mural mediterrânica. No arco triunfal e na nave, o panorama é mais próximo a outras realizações em território português, designadamente na Igreja de Santa Maria do Castelo, em Abrantes (IDEM, p.204). Tratam-se de sucessões de capelas-nichos, onde se retrataram anjos e santos, envoltos por frisos decorativos de carácter acentuadamente tardo-góticos, sucessão de imagens icónicas que reforçam o sentido modelar das representações do final da Idade Média.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens13
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"O Convento de São Francisco de Leiria na Idade Média", Itinerarum, nº40, Braga, 1994, pp.399-504GOMES, Saul AntónioEdição1994Braga
LeiriaCOSTA, Lucília Verdelho daEdição1989Lisboa
Convento de S. Francisco de LeiriaAFONSO, Luís UrbanoEdição2003Lisboa
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom

IMAGENS

Igreja e Convento de São Francisco - Fachada principal da igreja: portal principal

Igreja e Convento de São Francisco - Fachada principal da igreja: pormenor do portal com vestígios de um capitel gótico, do lado Sul

Igreja e Convento de São Francisco - Fachada lateral do lado Norte

Igreja e Convento de São Francisco - Fachada lateral Sul da cabeceira

Igreja e Convento de São Francisco - Fachada lateral sul: janela gótica da cabeceira

Igreja e Convento de São Francisco - Interior da igreja: pinturas murais no transepto (lado do Evangelho)

Igreja e Convento de São Francisco - Interior da igreja: pinturas murais no transepto (lado da Epístola)

Igreja e Convento de São Francisco - Interior da igreja: pormenor de pinturas murais na capela-mor representando O Calvário

Igreja e Convento de São Francisco - Fachada principal da igreja

Igreja e Convento de São Francisco - Vista lateral norte

Igreja e Convento de São Francisco - Fachada principal da igreja: portal principal

Igreja e Convento de São Francisco - Interior da capela do Calvário

Igreja e Convento de São Francisco - Interior de capela lateral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt