Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja do Antigo Colégio de Santo António da Estrela
Designação
DesignaçãoIgreja do Antigo Colégio de Santo António da Estrela
Outras Designações / PesquisasColégio de Santo António da Estrela / Junta de Freguesia de Almedina (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Coimbra/Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da EstrelaCoimbra Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.207385-8.428831
DistritoCoimbra
ConcelhoCoimbra
FreguesiaCoimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 2/96, DR, 1.ª série B, n.º 56, de 6-03-1996 (ver Decreto)
ZEPDespacho de 18-02-2010 do director do IGESPAR, I.P. a devolver o processo à DRC do Centro
Parecer de 20-01-2010 do Conselho Consultivo a propor que seja apresentada nova proposta
Proposta de 9-11-2009 da DRC do Centro para a ZEP dos imóveis classificados e em vias de classificação do Centro Histórico de Coimbra
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaTradicionalmente, o sítio da Estrela é associado a edificações de grande significado no contexto da cidade de Coimbra. De facto, e se a antiga igreja do Colégio de Santo António da Estrela é o único elemento subsistente desta estrutura, as obras efectuadas aquando da construção da casa que hoje acolhe o Governo Civil do distrito, revelaram inúmeros vestígios arqueológicos provenientes das várias edificações anteriores. Para além de fragmentos de pavimentos e de construções do período romano, surgiram ainda capitéis duplos e respectivos colunelos do século XIII (GONÇALVES, CORREIA, 1947). Estes últimos poderiam ter integrado uma galeria do Palácio das filhas de D. Sancho I, que se pensa aí ter existido.
O primeiro reitor da Universidade de Coimbra, D. Garcia de Almeida, teve também o seu Palácio neste espaço, onde chegaram mesmo a decorrer, provisoriamente, algumas aulas. Os contrafortes cilíndricos ainda visíveis, testemunham uma edificação do início do século XVI. Tal como o portal manuelino da igreja que, segundo alguns autores, poderia remontar a esta edificação (GONÇALVES, CORREIA, 1947). No entanto, outros investigadores defendem uma proveniência diferente para este elemento - a Casa dos Cunhas, que foram Senhores de Pombeiro da Beira (BORGES, 1987, p. 91).
Em 1554 um incêndio destruiu o Palácio. A construção que lhe sucedeu, pertencente ao Conde de Santa Cruz, conhece-se através de um desenho de 1669 da autoria de Baldi, que permite identificar um edifício sem características particulares, à excepção do torreão. Dois anos depois da criação da nova Província da Conceição dos Capuchos, que compreendia a Beira e o Minho, o provincial Frei Ambrósio de Santo Agostinho iniciou, com a licença de D. João V, o processo para a fundação de um Colégio, cuja primeira pedra foi lançada a 29 de Março de 1715 pelo bispo-conde D. António de Vasconcelos, em casas cedidas por D. Martinho de Mascarenhas. Imagens da cidade de Coimbra do início do século revelam um edifício utilitário, que se destacava na paisagem envolvente pelas suas dimensões consideráveis (GONÇALVES, CORREIA, 1947).
Quando em 1834 o colégio foi secularizado, sofreu diversas ocupações até que um novo incêndio destruiu a fábrica de massas que então aí se encontrava instalada. Consta que em 1923 decorria um processo de transformação do antigo colégio em hotel, sob projecto de Raul Lino, que não chegou a ser efectuado, pois em 1924 o edifício foi adquirido pelo cirurgião Ângelo da Fonseca que contratou o mesmo arquitecto para projectar a sua residência. Raul Lino integrou neste solar os claustros e o portal barroco do Colégio, que colocou à entrada da capela particular, contemporânea do palacete. Actualmente o edifício acolhe o Governo Civil, tendo sofrido ligeiras alterações de adaptação que não lhe alteraram significativamente a traça original.
A igreja, único elemento subsistente do antigo Colégio, apresenta planta de nave única e capela-mor, ambas com abóbada de tijolo, e coro alto assente sobre abóbada abatida à entrada da igreja. A argamassa das paredes indicia um revestimento azulejar actualmente inexistente. A fachada, ladeada por cunhais rusticados, é rematada por frontão em forma de cordões, com óculo oval ao centro. O portal manuelino exibe cordão de nós desde as bases compostas e, na chave, um escudo liso revela a seguinte inscrição: SPES MEA IM / DEO ESTE.
A porta do Colégio, actualmente na capela, apresenta vão em arco rebaixado entre pilastras, rematado por frontão interrompido e outros motivos. Ao centro, o emblema da congregação - Nossa Senhora da Conceição com o cordão franciscano e as armas de Portugal.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCasa da NauCerca de Coimbra, designadamente o Arco de AlmedinaUniversidade de Coimbra - Alta e Sofia
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Coimbra e RegiãoBORGES, Nelson CorreiaEdição1987Lisboa
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom

IMAGENS

Igreja do Antigo Colégio de Santo António da Estrela - Fachada principal

Igreja do Antigo Colégio de Santo António da Estrela - Fachada principal: portal

Igreja do Antigo Colégio de Santo António da Estrela - Fachada principal: remate do portal com escudo e legenda

Igreja do Antigo Colégio de Santo António da Estrela - Fachada principal: portal manuelino (IPPC)

Igreja do Antigo Colégio de Santo António da Estrela - Interior: pormenor de abóbada (IPPC)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt