Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela do Senhor dos Milagres
Designação
DesignaçãoCapela do Senhor dos Milagres
Outras Designações / PesquisasCapela do Senhor dos Milagres (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Tábua/Tábua
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Bairro dos MilagresTábua Número de Polícia:
Largo do Senhor dos MilagresTábua Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.361447-8.032339
DistritoCoimbra
ConcelhoTábua
FreguesiaTábua
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 40 684, DG, I Série, n.º 146, de 13-07-1956 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Localizada no centro de Tábua, no Largo do Senhor dos Milagres, frente à igreja matriz da povoação e ladeada pelo Jardim Sarah Beirão, a Capela do Senhor dos Milagres é um edifício cultual de planta composta por dois volumes: uma profunda capela-mor retangular virada a este, e o corpo da nave de planta octogonal, orientado a oeste.
A fachada principal é rasgada por um portal barroco, delimitado por pilastras laterais e encimado por um exuberante frontão interrompido, em cujo tímpano se rasga um óculo quadrilobado ladeado por conchas e aletas. Os restantes portais, nas duas fachadas contíguas à principal, são mais depurados, sendo encimados por frontão e óculos. Os oito lados da nave são marcados exteriormente por pilastras encimadas por pináculos, assentes sobre uma cornija que percorre todo o edifício.
O corpo da capela-mor é rasgado lateralmente por dois janelos com grades, apresentando a fachada tardoz marcada por duas pilastras laterais, rematadas superiormente por pináculos, colocadas sobre a cornija; ao centro exibe uma sineira vazada com volutas laterais.
No interior, a articulação entre os dois corpos é feita através de um arco triunfal de volta perfeita, com gradeamento de ferro, ladeado por duas capelas com arcos semelhantes, mas mais baixos. Os retábulos laterais, em talha dourada e policromada de gosto rococó, exibem a imagem de Nossa Senhora da Piedade secundada por uma pintura em tábua com a representação do Calvário (retábulo lateral direito), e a imagem de São José, colocada frente a uma pintura em tábua com a representação da Última Ceia (retábulo lateral esquerdo). Entre os três arcos, num registo superior, foram colocados dois púlpitos decorados com grinaldas, que seguem a morfologia de gosto rococó dos retábulos laterais. O retábulo-mor, em talha dourada e policromada, exibe os símbolos da Paixão de Cristo esculpidos, apresentando um trono central com resplendor e uma imagem de Cristo Crucificado.
História
A Capela do Senhor dos Milagres foi edificada em meados do século XVIII, desconhecendo-se no entanto quem foi o seu encomendante, ou a data específica da sua fundação.
Este pequeno templo reflete a tipologia de planta centralizada desenvolvida em Portugal durante a centúria de Seiscentos, ligada à arquitetura dos círculos da corte e à afirmação da nova dinastia dos Bragança, ambos legitimados pelo culto eucarístico, com o qual este género de planta estabelecia uma forte analogia (Varela Gomes: 2001). Contudo, no século XVIII esta ideia foi perdendo importância, e a "planta centralizada era escolhida por razões puramente formais" (IDEM, p. 382).
A Capela do Senhor dos Milagres integra-se num conjunto de ermidas de planta poligonal existentes nas zonas noroeste e oeste do território continental português, como as regiões de Coimbra, Aveiro ou Braga, onde esta tipologia subsistiu na época barroca e tardo-barroca. A solução planimétrica aqui utilizada, composta por uma nave poligonal adossada a uma capela-mor retangular, não deixa de recordar, ainda que em menor escala, outros exemplos semelhantes, como o da igreja do convento de Corpus Christi de Vila Nova de Gaia, de edificação seiscentista.
A Capela do Senhor dos Milagres é um importante marco na vida devocional da povoação de Tábua, recebendo uma festa anual dedicada ao padroeiro quarenta dias depois da Páscoa. O templo está classificado como de interesse público desde 1956.
Catarina Oliveira
DGPC, 2019
(em colaboração com Luís Pedro Ferreira, Câmara Municipal de Tábua)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens11
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom
Arquitectura, Religião e Política em Portugal no século XVII - A Planta CentralizadaGOMES, Paulo VarelaEdição2001Porto
Tábua: história, arte e memóriaDUARTE, Marco DanielEdição2009Tábua

IMAGENS

Capela do Senhor dos Milagres - Vista geral (fachada principal)

Capela do Senhor dos Milagres - Fachada lateral direita

Capela do Senhor dos Milagres - Fachada lateral direita: remate do portal

Capela do Senhor dos Milagres - Fachada posterior: sineira sobre a cabeceira

Capela do Senhor dos Milagres - Fachada lateral esquerda e cabeceira

Capela do Senhor dos Milagres - Fachada posterior (cabeceira)

Capela do Senhor dos Milagres - Interior: capela-mor

Capela do Senhor dos Milagres - Interior: capela lateral (lado da Epístola)

Capela do Senhor dos Milagres - Interior: capela lateral (lado do Evangelho)

Interior

Fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt