Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Designação
DesignaçãoIgreja de Nossa Senhora da Conceição
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de Mação / Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Mação/Mação, Penhascoso e Aboboreira
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Mação Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.554048-7.998259
DistritoSantarém
ConcelhoMação
FreguesiaMação, Penhascoso e Aboboreira
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA vila de Mação começou por ser um pequeno lugar dependente do castelo de Belver, ainda antes da formação da nacionalidade, verificando-se a partir de meados do século XII um progressivo crescimento social e económico do povoado que perdurou até ao reinado de D. Dinis.
Foi a rainha Santa Isabel quem concedeu o primeiro foral à povoação de Mação, sendo o diploma renovado por D. Pedro I em 1355, sendo a vila nesta época sede de concelho.
A igreja matriz terá sido edificada na época em que o concelho de Mação se formou, embora actualmente não restem vestígios do templo medieval. O edifício que serve de sede de paróquia foi edificado nos finais do século XVI, por ordem de Filipe I, tendo sido gravada no tímpano do portal principal a data 1597, aludindo certamente ao ano em que foi concluída a fábrica de obras.
O templo apresenta um modelo maneirista de planta rectangular, sendo de destacar as dimensões da sua estrutura. A fachada é marcada pela disposição da torre sineira, edificada do lado esquerdo destacada da linha do frontispício, e o portal, rasgado ao centro do pano murário, de moldura rectangular rematado por frontão com aletas. Ao corpo da igreja, junto ao espaço da cabeceira, foram adossadas duas sacristias de diferentes dimensões, uma em cada fachada lateral.
O interior divide-se em três naves cobertas por tecto de madeira, divididas em cinco tramos, cujos arcos assentam sobre colunas toscanas. Ao fundo foi edificado o coro-alto. Parte dos panos murários foram decorados com painéis de azulejos de padrão polícromos, datados de 1644, que enquadram composições com temas cristológicos e marianos.
O arco triunfal assenta sobre duas pilastras toscanas, abrindo para o espaço da capela-mor, coberto por abóbada de berço. Aqui foi edificado o retábulo-mor, de talha dourada em estilo nacional. No frontal do altar-mor foi pintada uma reprodução da Última Ceia de Domenico Ghirlandaio, executada em 1931 pelo pintor italiano Leopoldo Battistini.
Catarina Oliveira
IPPAR/2003
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt