Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Santo António, claustro e ruínas do antigo Convento dos Frades, também designado por Convento de Santo António
Designação
DesignaçãoIgreja de Santo António, claustro e ruínas do antigo Convento dos Frades, também designado por Convento de Santo António
Outras Designações / PesquisasConvento de Santo António / Igreja de Santo António de Pinhel (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Convento
TipologiaConvento
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Pinhel/Pinhel
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Pinhel Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.771775-7.060443
DistritoGuarda
ConcelhoPinhel
FreguesiaPinhel
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaDeclaração de retificação n.º 277/2014, DR, 2.ª série, n.º 51, de 13-03-2014 (retificou a freguesia indicada no diploma anterior) (ver Declaração)
Portaria n.º 21/2014, DR, 2.ª série, n.º 7, de 10-01-2014 (ver Portaria)
Procedimento (indevidamente) prorrogado até 31-12-2011 pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
Despacho de homologação de 27-07-1985 do Ministro da Cultura
Parecer de 9-07-1985 do Conselho Consultivo do IPPC a propor a classificação como IIP
Proposta de classificação de 22-03-1973 da CM de Pinhel, após deliberação camarária de 26-01-1973
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaFundado em 1727 por alvará de D. João V, o convento de Santo António de Pinhel começou a ser construído a 16 de Dezembro de 1731, dia em que Francisco Fagundo Lopes, Arcediago de Vila Nova de Cerveira, lançou a primeira pedra. A vida deste convento não seria muito longa, uma vez que, cerca de um século mais tarde a Lei de Extinção das Ordens Religiosas ditou o seu encerramento. Foi depois adquirido por António Sequeira de Seixas, que doou a igreja à Santa Casa da Misericórdia de Pinhel. Já no início do século XX, todo o conjunto foi objecto de um violento incêndio, que destruiu grande parte das dependências conventuais. Estas, viriam a ser intervencionadas tal com a igreja, a partir de 1983, num projecto de recuperação assinado pelo arquitecto José Duarte Madeira.
O complexo é composto pela igreja, de planta longitudinal, e pelas dependências do convento, que se desenvolvem a partir do templo e do claustro, este de planta quadrada. A fachada da igreja abre-se para um adro com cruzeiro, e obedece à depuração própria dos capuchos. Um arco de asa de cesto ladeado por dois óculos, permite o acesso ao nártex que antecede a entrada na igreja. Sobre este, uma janela e um óculo que se prolongam até á empena que remata o alçado. À direita, a torre encontra-se avançada em relação à igreja, apresentando três registos, o último dos quais aberto pela sineira de volta perfeita.
No interior, a nave única articula-se com a capela-mor, mais baixa e estreita, através de arco triunfal de volta perfeita. Para além das capelas laterais, com arco em cantaria, destacam-se os altares colaterais, de talha já neoclássica, e o retábulo-mor, de talha durada e branca, que comunga da mesma linguagem.
Uma referência final para o claustro, de planta quadrada e com arcada de capitéis toscanos sobre murete.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens9
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pinhel Falcão, 2ª ed.MARTA, Ilídio da SilvaEdição1996Pinhel

IMAGENS

Convento de Santo António - Planta com a delimitaçãodo imóvel em vias e a ZP em vigor

Igreja de Santo António, claustro e ruínas do antigo Convento dos Frades, também designado por Convento de Santo António - Planta anexa á portaria de classificação (mais tarde alterada a freguesia)

Igreja de Santo António, claustro e ruínas do antigo Convento dos Frades, também designado por Convento de Santo António - Planta com a delimitação e a ZGP em vigor

Convento de Santo António - Claustro: quadra central

Convento de Santo António - Enquadramento geral

Convento de Santo António - Claustro: galeria

Convento de Santo António - Fachada principal da igreja e cruzeiro

Convento de Santo António - Claustro: piso superior

Convento de Santo António - Portaria conventual

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt