Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de São Luís
Designação
DesignaçãoIgreja de São Luís
Outras Designações / PesquisasAntiga Sé de Pinhel / Igreja de São Luís, matriz de Pinhel / Igreja Matriz de Pinhel / Mosteiro de São Luís de Pinhel (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Pinhel/Pinhel
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo D. Cristóvão de Almeida SoaresPinhel Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.775207-7.062348
DistritoGuarda
ConcelhoPinhel
FreguesiaPinhel
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 740-CX/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 (suplemento), de 24-12-2012 (ver Portaria)
Edital de 20-03-2003 da CM de Pinhel
Despacho de homologação de 27-08-1980
Parecer de 22-08-1980 da Comissão "ad hoc" do IPPC a propor a classificação como IIP
Proposta de classificação de 6-01-1977 da DGPC
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO Convento de São Luís e a sua respectiva igreja foram fundados em 1596 por Luís de Figueiredo Falcão, para albergar uma comunidade de clarissas. Em Dezembro de 1602 o cenóbio foi entregue à Ordem de São Francisco, e no ano seguinte o espaço foi habitado pelo primeiro grupo de freiras, oriundo do Convento de Santa Clara da Guarda.
Em 1797 o Bispo da Guarda D. Bernardo Bernardino Beltrão elevou o templo a catedral, que se manteve como sede de bispado até ao ano de 1881. Depois da proclamação da República, em 1910, o edifício conventual foi repartido por distintas entidades e os seus espaços foram adaptados para receberem um teatro, o tribunal e outras repartições públicas. O espaço da cerca foi transformado num jardim público.
A igreja, que desde 1836 é sede de paróquia, desenvolve-se em planta longitudinal, composta por dois corpos rectangulares adossados, correspondentes aos espaços da nave e à capela-mor, ladeada por anexos e pela sacristia.
A fachada, possivelmente reconstruída no início do século XIX, apresenta ao centro portal com moldura em arco abatido, encimado por janela gradeada. O frontispício é rematado por frontão contracurvado. Do lado direito, foi edificada a torre sineira, executada em 1862 por um mestre local.
O interior é coberto por abóbada de madeira, possuindo do lado da Epístola púlpito de cantaria lavrado. Junto ao arco triunfal foram edificados dois altares colaterais de talha dourada.
O espaço da capela-mor, coberto por tecto de caixotões de madeira pintados com cenas marianas, é decorado com painéis de azulejos polícromos de padrão de manufactura seiscentista. O retábulo-mor de talha dourada, também edificado no início do século XVII, integra ao centro uma tábua com figuração cristológica.
Catarina Oliveira
IPPAR/2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCastelo de Pinhel e uma moradia anexa
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Pinhel FalcãoMARTA, IlídioEdição1943Celorico da Beira
O culto de Nossa Senhora na Diocese da GuardaBIGOTTE, José QuelhasEdição1948Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa

IMAGENS

Igreja de São Luís - Planta anexa à portaria de classificação, com a delimitação e a ZGP em vigor

Igreja de São Luís - Fachada principal

Igreja de São Luís - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt