Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja de Santa Maria do Castelo
Designação
DesignaçãoIgreja de Santa Maria do Castelo
Outras Designações / PesquisasIgreja de Santa Maria do Castelo / Igreja de Nossa Senhora do Castelo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Pinhel/Pinhel
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- --Pinhel Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.777138-7.060994
DistritoGuarda
ConcelhoPinhel
FreguesiaPinhel
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 5/2002, DR, I Série-B. n.º 42, de 19-02-2002 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA igreja de Santa Maria do Castelo de Pinhel implanta-se no centro histórico da vila, dentro das muralhas góticas que D. Dinis mandou reformular. Foi o principal templo da localidade durante a Idade Média, situando-se a construção actual pelos séculos XIII-XIV, provavelmente na mesma altura em que o grande estaleiro militar do castelo estava em plena actividade.
Estilisticamente, é uma obra arcaizante, conotada ainda com o aspecto compacto das edificações românicas. A fachada principal, de pano único e empena triangular, é rasgada axialmente por portal de arco apontado, dotado de impostas salientes e sumariamente decoradas com molduras horizontais. A secção superior da frontaria é posterior, com aparelho construtivo diferenciado que integra óculo circular a eixo. Não restam dúvidas de que a fachada foi intervencionada durante a época moderna, uma vez que, do lado direito do portal, rasga-se um janelão rectangular, em forma de púlpito para o exterior do edifício, semelhante a outros que decoram algumas igrejas da região. A própria torre sineira, que limita o alçado meridional, parece ser posterior, com recurso a aparelho construtivo distinto e remate superior que não acompanha a linha de repouso da empena da frontaria.
O interior é de nave única coberta por tecto de madeira, em forma de caixotões policromados de época barroca. A capela-mor, rectangular, conserva um interessante conjunto de pintura seiscentista, composto por catorze tábuas alusivas a cenas da Virgem Maria. Do século anterior, e provavelmente procedente do retábulo quinhentista do templo, são duas outras obras pictóricas, representando a Fuga para o Egipto e Nossa Senhora da Conceição. Ainda no interior, conserva-se uma escultura quatrocentista, dedicada às Santas Mães, obra realizada nos ateliers de Coimbra e atribuída à oficina da família Diogo Pires, eventualmente da primeira fase.
A importância religiosa do local onde se implanta a igreja é atestada pela presença de uma necrópole baixo-medieval, intervencionada arqueologicamente por Pilar Reis e cujas conclusões preliminares apontam para uma ocupação prolongada, entrando bem na Idade Moderna.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Igreja de Santa Maria do Castelo - Planta com a delimitação e a ZGP em vigor

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt