Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ermida da Senhora do Fetal e Capelinha da Memória (conjunto)
Designação
DesignaçãoErmida da Senhora do Fetal e Capelinha da Memória (conjunto)
Outras Designações / PesquisasErmida da Senhora do Fetal / Santuário da Senhora do Fetal(Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / Capelinha da Memória (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLeiria/Batalha/Batalha
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- --Reguengo do Fetal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.636602-8.762529
DistritoLeiria
ConcelhoBatalha
FreguesiaBatalha
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 5/2002, DR, I Série-B. n.º 42, de 19-02-2002 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA presente classificação inclui a ermida da Senhora do Fétal, de grande devoção e romaria, e a capelinha da Memória, situada nas imediações. São muito escassas as informações conhecidas sobre esta capela de reduzidas dimensões, cuja arquitectura denota uma depuração extrema, destacando-se apenas os azulejos que revestem o seu interior. De planta rectangular, a capelinha da Memória é aberta por uma porta na fachada Sul, e o interior é coberto por abóbada de berço, com paredes revestidas por azulejos de padrão, azuis e brancos. O altar é formado por um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Consolação. O padrão azulejar, da segunda metade do século XVII, é um dos poucos elementos que ajuda a datar a capela, muito possivelmente uma construção seiscentista.
A ermida de Nossa Senhora do Fétal , apesar de conservar uma grande depuração arquitectónica, é bem mais imponente, destacando-se também pelo adro murado que a envolve, do lado oposto ao cemitério.
De acordo com a inscrição que existia no interior da ermida, esta foi edificada em 1585, com as esmolas dos fiéis. Não sabemos se houve uma campanha de obras posterior, mas a campanha decorativa que ainda hoje conhecemos remonta ao final do século XVII e inícios da centúria seguinte.
A fachada principal, delimitada por pilastras nos cunhais, e terminando em empena, apresenta, ao centro, o portal principal, de linhas rectas, que se liga ao janelão superior de verga ligeiramente abaulada. A sineira ergue-se do lado do Evangelho. A fachada lateral esquerda é aberta por uma varanda alpendrada com pilares toscanos, onde se encontra a porta lateral e a casa das promessas.
No interior, ganha especial interesse o vasto conjunto de azulejos de padrão, que reveste a nave até à sanca. Azuis e brancos, remontam, com certeza, ao final do século XVII. Sobre o arco triunfal, um painel figurativo representando a aparição de Nossa Senhora do Fétal a uma pastora, é já do início do século XX, e foi executado por Roque Gameiro. Os retábulos colaterais, de talha dourada, são originários da Sé de Leiria, e foram aqui aplicados em 1794. A capela-mor é revestida por azulejos de figura avulsa, em tons de azul, amarelo e branco, e coberta por cúpula semi-esférica. O altar-mor, em mármore de diversas tonalidades, com frontão contracurvado com o monograma da Virgem (AM) exibe, na tribuna, a imagem seiscentista de Nossa Senhora do Fétal. É, muito possivelmente, uma obra de época mais avançada em relação ao restante interior, facto perceptível não apenas nas formas concheadas e movimentadas do retábulo, mas também pela sua própria adaptação ao espaço.
Muito embora o seu interior apresente uma série de elementos de interesse, a verdade é que a componente histórico-cultural se sobrepõe à vertente arquitectónica e artística, sendo a devoção e religiosidade popular que mais valorizam este templo (Isabel POLICARPO, Processo de Classificação, IPPAR/DRC, 1992).
(Rosário Carvalho)
ProcessoConjunto situado no local designado por Cruz do Cemitério, a sul da antiga estrada nacional n.º 356, actual OE (outras estradas) 356.
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal, vol. V (Distrito de Leiria)SEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição1955Lisboa
Processo de Classificação da Ermida da Senhora do Fétal, IPPAR/DRCObra

IMAGENS

Ermida da Senhora do Fetal e Capelinha da Memória (conjunto) - Fachada principal da ermida

Ermida da Senhora do Fetal e Capelinha da Memória (conjunto) - Capelinha da Memória - Vista geral

Ermida da Senhora do Fetal e Capelinha da Memória (conjunto) - Zona envolvente

Ermida da Senhora do Fetal e Capelinha da Memória (conjunto) - Fachada com arcaria

Ermida da Senhora do Fetal e Capelinha da Memória (conjunto) - Zona envolvente: fonte

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt