Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Zona Antiga de Ponte de Lima
Designação
DesignaçãoZona Antiga de Ponte de Lima
Outras Designações / PesquisasNúcleo urbano da vila de Ponte de Lima / Zona antiga de Ponte de Lima (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / Tipologia /
Tipologia
Categoria
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViana do Castelo/Ponte de Lima/Arca e Ponte de Lima
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Ponte de Lima Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoViana do Castelo
ConcelhoPonte de Lima
FreguesiaArca e Ponte de Lima
Proteção
Situação ActualProcedimento encerrado / arquivado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaDespacho de arquivamento de 8-06-2012 do diretor-geral da DGPC
Proposta de arquivamento de 31-05-2012 da DRC do Norte por não se tratar de processo de classificação
Procedimento prorrogado até 31-12-2012 pelo Decreto-Lei n.º 115/2011, DR, 1.ª série, n.º 232, de 5-12-2011 (ver Diploma)
Procedimento prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEConjunto
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA área urbana histórica da vila de Ponte de Lima corresponde, genericamente, à configuração citadina dos séculos XIV e XV, altura em que se construíram as muralhas e a actual igreja matriz e em que se reformulou grandemente a velha ponte de origem romana. No entanto, a relação do espaço urbano com as margens do rio é anterior e, ainda que não possuamos vestígios materiais claros de épocas mais recuadas, não parecem restar muitas dúvidas de que os grandes melhoramentos da Baixa Idade Média aproveitaram uma parte significativa das estruturas anteriormente existentes.
Virada ao rio, dotada de uma praça central de forte conteúdo simbólico - aí se construiu a igreja matriz - e com dois eixos viários cruzados, o urbanismo medieval da vila "pressupõe uma povoação já desenvolvida não só antes da construção das muralhas como também anteriormente à conclusão da ponte" (ALMEIDA, 1987, p.101; cf. ANDRADE, 1990, p.17), restando, ainda, a dúvida acerca de um eventual sistema defensivo prévio às actuais muralhas (ANDRADE, 1990, p.56, nota 22).
A área envolvente à igreja matriz constituía "o núcleo mais densamente ocupado e certamente o mais antigo" (ALMEIDA, 1987, p.102). Sintomaticamente, foi aqui que, a partir de inícios do século XVI, se construiu a igreja da Misericórdia. À volta do templo tutelar da localidade, as ruas da Ferraria, da Ribeira e da Ante-Igreja polarizavam as principais actividades comerciais e artesãs da vila.
A igreja matriz "era o mais belo e imponente edifício existente intramuros" (ANDRADE, 1990, p.75). Presumivelmente, aqui existiu um anterior templo, de características românicas, substituído pela actual construção. Ela é uma obra estilisticamente recuada (com portal simples de arquivoltas decoradas com meias esferas), mas onde as evidências do Gótico são notórias, como se demonstra pela ampla rosácea da fachada principal.
Paralela ao rio e ligando as portas do Souto e de São João, existia um eixo viário primordial, a Rua Direita, que era constituída por vários "troços diferenciados toponimicamente - ruas do Souto / Detrás da Igreja / Mercadores / Direita da Sapataria e São João da Ponte", mas que se assemelhava à "Grande Rue que atravessava tantas das pequenas cidades e vilas francesas" (IDEM, p.17). Desta artéria, partia a Rua de Carazido que, continuando pela de Braga, ligava à porta do mesmo nome e à estrada que conduzia a esta cidade. Em torno deste último eixo viário cresceu o "segundo grande pólo de desenvolvimento, e por certo contemporâneo cronologicamente do núcleo de origem" (IDEM, p.18). Finalmente, a Rua da Ribeira colocava em contacto a área mais densamente ocupada com a margem do rio e com as áreas de aproveitamento económico do Lima, enquanto que, praticamente no extremo ocidental do burgo, a Porta da Ponte ligava à estrutura de passagem sobre o rio e à zona de Além-Ponte.
No interior da vila, diversos edifícios pontuavam a paisagem edificada e marcavam, de forma vincada, o espaço urbano. "A sua importância é tão evidente que, excepto a casa do concelho, todos eles condicionaram a designação toponímica das artérias em que se inseriam, se é que não estiveram na sua origem" (IDEM, p.21). Já falámos da igreja matriz, e obras tão importantes como os açougues, o chafariz (referido em 1444) e a Casa da Câmara fizeram parte do projecto quatrocentista da localidade. Estas estruturas localizaram-se, preferenciamente, na área central do burgo, relativamente desviadas do eixo viário dominante, mas perfeitamente integradas na malha urbana intra-muros.
A zona antiga de Ponte Lima, não obstante as múltiplas transformações sofridas (quer com o arroteamento de largas áreas junto ao rio, quer com a destruição quase sistemática do seu sistema defensivo), mantém as características essenciais de um projecto coerente levado a cabo a partir da segunda metade do século XIV, onde a ponte, as muralhas, o urbanismo e os marcos públicos da comunidade são, ainda, bem identificados.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias11

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Arqueologia no Largo Camões", Boletim Municipal de Ponte de Lima, ano IV, nº11ALMEIDA, Carlos Alberto Brochado deEdição2000Ponte de Lima
Alto MinhoALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira deEdição1987Lisboa
Monografia do concelho de Ponte de LimaAURORA, Conde deEdição1946Porto
Epigrafia medieval portuguesa (862-1422)BARROCA, Mário JorgeEdição2000Lisboa
Anais Municipais de Ponte de LimaLEMOS, Miguel Roque dos ReisEdição1977Ponte de Lima
"Ponte de Lima na Alta Idade Média", Arquivo do Alto Minho, vol. 9FERNANDES, A. de AlmeidaEdição1960Viana do Castelo
A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, 1530-1980REIS, António MatosEdição1979Ponte de Lima
Anais Municipais de Ponte de LimaREIS, António MatosEdição1977Ponte de Lima
Itinerários de Ponte de LimaREIS, António MatosEdição1973Ponte de Lima
Pontes Antigas ClassificadasRIBEIRO, Aníbal SoaresEdição1998Lisboa
Um espaço urbano medieval: Ponte de LimaANDRADE, Amélia AguiarEdição1990Lisboa
Inventário Artístico da Região Norte - III (Concelho de Ponte de Lima)Edição1974Portosérie «Estudos Regionais» - n.º 10

IMAGENS

Igreja Matriz de Ponte de Lima - Vista geral

Igreja Matriz de Ponte de Lima - Fachada principal, vista do adro lateral da igreja da Misericórdia

Igreja Matriz de Ponte de Lima - Pormenor da rosácea da fachada principal

Chafariz de Ponte de Lima - Vista geral

Chafariz de Ponte de Lima - Remate

Chafariz de Ponte de Lima - Pormenor da taça

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt