Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Ermida de Nossa Senhora do Pilar
Designação
DesignaçãoErmida de Nossa Senhora do Pilar
Outras Designações / PesquisasErmida de Nossa Senhora Pilar / Santuário de Nossa Senhora do Pilar (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Ermida
TipologiaErmida
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Silves/Algoz e Tunes
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Estrada Algoz-Guia, desvio à esquerda a 300 metros de cruzamento, Senhora do PilarAlgoz Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
37.159252-8.299485
DistritoFaro
ConcelhoSilves
FreguesiaAlgoz e Tunes
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaLocalizada num monte dominante, a Sul da povoação de Algoz, a ermida de Nossa Senhora do Pilar é a principal referência religiosa da zona. A construção do actual edifício deu-se na época barroca, mais concretamente na viragem para o século XVIII, mas é provável que sob este edifício estejam estruturas de templos anteriores, dada a natureza elevada do local - propícia a cultos de romaria - e o facto de nas imediações, no sítio da Amoreira, se terem identificado numerosos vestígios arqueológicos, indiscriminados e, por agora, sem datação rigorosa (DOMINGUES, 2ªed., 2002, p.118).
A ermida é bastante modesta e compõe-se de uma curta nave, uma capela-mor rectangular e um pequeno espaço de sacristia. Ao contrário, a fachada principal pretende demonstrar uma pretensa monumentalidade, que o edifício claramente não possui. Um portal principal, sobrepujado por uma leve cornija, é ladeado por duas janelas, dando, assim, uma perspectiva de espaço interior bem mais largo que a realidade. Para além disso, esta fachada é ladeada por duas torres sineiras, num claro sinal de simetria cenográfica - reforçada pela extrema elevação do imóvel, no alto de um outeiro - que contrasta com a singeleza das restantes partes. As paredes laterais, por exemplo, são desprovidas de elementos decorativos e o telhado repousa directamente sobre as paredes, sem qualquer cornijamento de ligação.
No interior, existem alguns pormenores artisticamente interessantes, embora sem a qualidade das grandes obras barrocas do distrito. Ao nível da cobertura, enquanto a nave apresenta uma abóbada simples, de berço, a capela-mor ostenta uma abóbada hexagonal, fruto de pesquisas arquitectónicas mais eruditas, que pretenderam dotar o templo de maior monumentalidade. O retábulo-mor é outros dos elementos a destacar, na medida em que é um dos melhores exemplos algarvios onde se testemunha a transição do estilo nacional para o joanino, com as carcterísticas colunas torsas a delimitar (e tendencialmente a dominar) toda a composição.
Pelas características que aqui apontamos, podemos considerar este pequeno templo da vila de Algoz - dedicado ao orago da freguesia - como um testemunho interessante da religiosidade rural barroca, que aqui fez erguer uma capela modesta, semelhante a tantas outras espalhadas pela província - à entrada das povoações e em local estrategicamente dominante -, mas onde o decorativismo e a monumentalidade típicas do tempo barroco se fazem tenuamente sentir.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Silves. Guia turístico da cidade e do concelhoDOMINGUES, José Domingos GarciaEdição2002Silves2ªed.

IMAGENS

Ermida de Nossa Senhora do Pilar - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt