Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja Matriz de Escalhão
Designação
DesignaçãoIgreja Matriz de Escalhão
Outras Designações / PesquisasIgreja de Nossa Senhora dos Anjos, matriz de Escalhão / Igreja Paroquial de Escalhão / Igreja Nossa Senhora dos Anjos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Figueira de Castelo Rodrigo/Escalhão
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da IgrejaEscalhão Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.948862-6.926119
DistritoGuarda
ConcelhoFigueira de Castelo Rodrigo
FreguesiaEscalhão
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaFoi no reinado de D. Dinis que se edificou o castelo de Escalhão, que tal como todos os outros castelos raianos tinha como objectivo reforçar a defesa da "fronteira seca" de Portugal face a possíveis investidas castelhanas. Terá sido nesta época que se edificou a igreja matriz da vila, havendo já no ano de 1320 notícia da sua existência.
No entanto, deste templo medieval pouco ou nada restará, uma vez que a sua estrutura foi totalmente reconstruída no século XVI. O templo quinhentista desenvolve-se em planimetria longitudinal, composta pelo rectângulo da nave e pelo corpo quadrangular da capela-mor, ao qual se adossaram as dependências da igreja.
A fachada, que denota alguma austeridade no modelo, apresenta ao centro um portal de volta perfeita enquadrado num alfiz com colunas de fuste canelado encimado por frontão triangular. Dois pórticos com a mesma estrutura repetem-se nas fachadas laterais, marcadas pela disposição de contrafortes e pela abertura de janelões. Do lado esquerdo da fachada foi edificada a torre sineira.
No interior, a nave de cinco tramos é coberta por abóbada estucada e pintada. Nas paredes laterais foram dispostos retábulos de talha seiscentistas, estando do lado do Evangelho a Capela do Senhor dos Passos.
O altar-mor de talha edificado na campanha quinhentista foi executado cerca de 1525 por Henrique Fernandes e Arnao de Carvalho, havendo contrato celebrado entre a fábrica da igreja e os mestres entalhadores. Deste conjunto subsistem dois painéis esculpidos em alto relevo, representando o Calvário e a Deposição no túmulo . Este retábulo foi substituído no século XVII por um altar de talha barroca edificado no século XVIII, que integra trono e esculturas de vulto.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A arquitectura manuelinaDIAS, PedroEdição2009Vila Nova de Gaia
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
História da Diocese da GuardaGOMES, José PinharandaEdição1981Braga
As mais belas igrejas de Portugal, vol. IGIL, JúlioEdição1988Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa
O culto de Nossa Senhora na Diocese da GuardaBIGOTTE, José QuelhasEdição1948Lisboa

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt