Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja matriz de Bucelas
Designação
DesignaçãoIgreja matriz de Bucelas
Outras Designações / PesquisasIgreja de Nossa Senhora da Purificação, matriz de Bucelas / Igreja Paroquial de Bucelas / Igreja de Nossa Senhora da Purificação (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Loures/Bucelas
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo do Espírito SantoBucelas Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.900617-9.119141
DistritoLisboa
ConcelhoLoures
FreguesiaBucelas
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 35 532, DG, I Série, n.º 55, de 15-03-1946 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA tradição local atribui a fundação da igreja matriz de Bucelas a uma lenda, segundo a qual foi devido ao aparecimento, em 1522, de uma imagem de Nossa Senhora da Purificação no local onde se situa actualmente a igreja, que esta acabaria por ser fundada. Embora a lenda situe a aparição da imagem nos primeiros decénios do século XVI, a igreja só viria a ser edificada na segunda metade da centúria.
Sabe-se que o corpo da igreja estava concluído em 1566, como atesta a inscrição sobre o portal lateral situado do lado do Evangelho, e em 23 de Janeiro de 1569 D. Jorge de Ataíde, bispo Viseu, sagrava a capela-mor. Uma lápide na sacristia, com a inscrição de 1573 indica possivelmente a data em que as obras do templo foram terminadas.
Embora apresente um modelo sóbrio a nível estrutural, a igreja matriz de Bucelas destaca-se por alguma erudição dos elementos decorativos, nomeadamente no exterior.
De linhas depuradas, a fachada encontra-se dividida em dois registos, com portal no primeiro e três janelas no segundo, que correspondem à disposição das naves. O portal, em arco pleno, é ladeado por duas colunas nas quais se apoia o frontão curvo. O modelo, de gosto serliano, repete-se no portal lateral.
A capela-mor, de planta rectangular, possui cabeceira circular. Adossadas a este espaço foram edificadas a torre sineira e várias dependências utilitárias. Ainda no espaço exterior, junto à cabeceira, existe uma pedra tumular com inscrição, dedicada à memória de um homem romano falecido com 28 anos.
O espaço interior da igreja divide-se em três naves, marcadas por cinco tramos, com arcos plenos assentes sobre colunas toscanas. As paredes das naves laterais são decoradas por azulejos enxaquetados. O espaço da nave central é coberto por abóbada de berço decorada por pintura de brutesco seiscentista, que se estende ao intradorso dos arcos. Do lado do Evangelho foi aberto o espaço correspondente ao baptistério, e do lado da Epístola abre-se a escada que conduz ao coro-alto.
Junto ao arco da capela-mor foram edificados dois altares de talha dourada, de estilo nacional. O espaço da capela-mor é decorado por lambril de azulejos policromos, e quatro telas com moldura de talha. O retábulo-mor, também de talha dourada em estilo nacional, é decorado com sereias nas mísulas e as imagens dos Evangelistas nos justes das colunas, possuindo trono.
Do conjunto decorativo da igreja destaca-se ainda um grupo escultórico, guardado numa dependência anexa à capela-mor, um alto relevo provavelmente esculpido no século XV, representando a Descida do Espírito Santo, e figurando a Virgem e os Apóstolos. Este relevo é proveniente da capela do Espírito Santo, tendo sido deslocado do templo primitivo depois da destruição deste.
Em 1969 a igreja de Nossa Senhora da Purificação sofreu alguns danos, derivados do sismo que ocorreu na época, pelo que se procederam a obras de consolidação e reparação, nomeadamente das coberturas do templo e da torre sineira, da talha do altar-mor e da estrutura do trono, bem como de azulejos danificados.
Catarina Oliveira
GIF/ IPPAR/ 2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaAZEVEDO, Carlos deEdição1963LisboaLisboa Data do Editor : 1973
Ribatejo Histórico e MonumentalCÂNCIO, FranciscoEdição1938Lisboa
Azulejaria PortuguesaMECO, JoséEdição1986LisboaLisboa Data do Editor : 1985
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaFERRÃO, JulietaEdição1963LisboaLisboa Data do Editor : 1973
Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de LisboaGUSMÃO, Adriano deEdição1963LisboaLisboa Data do Editor : 1973

IMAGENS

Igreja Matriz de Bucelas (Loures). C.M.Loures, 2016.

Igreja Matriz de Bucelas (Loures). C.M.Loures, 2016.

Igreja Matriz de Bucelas (Loures). C.M.Loures, 2016.

Igreja Matriz de Bucelas (Loures). C.M.Loures, 2016.

Igreja Matriz de Bucelas (Loures). C.M.Loures, 2016.

Igreja Matriz de Bucelas (Loures). C.M.Loures, 2016.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt