Santuário da Peninha, nomeadamente a Capela de Nossa Senhora da Penha e todas as dependências que a servem | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Santuário da Peninha, nomeadamente a Capela de Nossa Senhora da Penha e todas as dependências que a servem | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Santuário da Peninha / Capela de Nossa Senhora da Penha (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Religiosa / Santuário | ||||||||||||
Tipologia | Santuário | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Religiosa | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Lisboa/Sintra/Colares | ||||||||||||
Endereço / Local |
| ||||||||||||
Distrito | Lisboa | ||||||||||||
Concelho | Sintra | ||||||||||||
Freguesia | Colares | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto) Edital N.º 140/75 de 18-09-1975 da CM de Sintra Despacho de homologação de 30-12-1974 do Secretário de Estado da Cultura e Educação Permanente Parecer de 6-12-1974 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação como IIP Proposta de classificação de 11.07-1973 da DGEMN, na sequência de sugestão de 19-04-1973 da DGT | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | Abrangido pela Zona Tampão da "Paisagem Cultural e Natural de Sintra", incluída na Lista de Património Mundial - ZEP (nº 2 do art.º 72.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23 de Outubro) | ||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 12737527 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | Situado num dos cumes mais elevados da Serra de Sintra, sobre o Cabo da Roca, o Santuário da Peninha insere-se num conjunto arquitectónico formado pela antiga ermida de São Saturnino (fundada por D. Pêro Pais na época da formação do reino de Portugal e hoje abandonada) e pelo palacete romântico de estilo revivalista, que se assemelha a uma fortificação, construído no ano de 1918. A longa tradição mágico-religiosa deste local, a que se associa a existência de uma imagem milagrosa de Nossa Senhora, bem como a sua localização privilegiada em plena Serra, fazem desta ermida de reduzidas dimensões uma verdadeira igreja de pereginação. A dificuldade do acesso, considerado lugar e forma de penitência, era recompensada pelo esplendor do interior, revestido por azulejos azuis e brancos e mármores embutidos, que contrastava fortemente com o despojamento arquitectónico exterior. A actual capela remonta ao século XVII, tendo sido fundada por Frei Pedro da Conceição. A campanha decorativa ter-se-á prolongado pelo menos até 1711, data inscrita no painel de azulejos do tímpano, sobre a porta de entrada. O conjunto de paniéis que reveste o interior da ermida representa cenas da Vida da Virgem, e foi executado por diferentes autores. Os painéis monumentais do corpo da nave têm vindo a ser atribuídos a Manuel dos Santos, um dos pintores lisboetas que integrou o denominado ciclo dos "Grandes Mestres" (MECO, 1980, p. 138). Mais próximo da influência da pintura de azulejos holandesa, Manuel dos Santos "(...) favoreceu um traçado inebriante e muito elaborado dos contornos, que transmite uma sensação contemplativa e serena, acompanhado de esfumados azuis muito diáfanos" (MECO, 1986, p. 221), que se valorizam nas grandes composições, sejam elas mais contemplativas ou de desenho e expressão mais movimentados. Também da sua autoria serão os dois painéis que ladeiam a porta principal e o tímpano semi-circular, este último com a representação do Pentecostes, pouco comum na iconografia azulejar (MECO, 1980, p. 139). Os restantes painéis, que revestem os rodapés e a abóbada, denunciam um desenho e concepção diferentes que se aproximam da obra do monogramista P.M.P. (MECO, 1986, p. 227). Contudo, outros autores referem a oficina dos Oliveira Bernardes como eventual responsável pelos azulejos que revestem a abóbada (SIMÕES, 1979, p. 321; ARRUDA, 1989, p. 348). A capela-mor, datada de 1690, é revestida por mármores de diversas cores, que se estendem à abóbada de caixotões. O retábulo, também de embutidos marmóreos finos, é atribuído a João Antunes, por ser muito semelhante a tantos outros traçados pelo arquitecto de D. Pedro II. O gosto pelo mármore traduz o esforço e a intenção de superação do gosto da talha, no sentido de conseguir a modernização dos espaços (SERRÃO, 2003). (Rosário Carvalho) | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 11 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 5 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
---|---|---|---|---|---|
Sintra | SERRÃO, Vítor | Edição | 1989 | Lisboa | |
"O pintor de azulejos Manuel dos Santos - definição e análise da obra", Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, n.º 86, tomo I, pp. 75-160 | MECO, José | Edição | 1980 | Lisboa | |
Azulejos | CORREIA, Virgílio Nuno Hipólito | Edição | 1956 | Lisboa | |
D. João V e a arte do seu tempo | CARVALHO, Aires de | Edição | 1962 | Lisboa | |
"PENINHA, Igreja da", Dicionário da Arte Barroca em Portugal | ARRUDA, Luísa | Edição | 1989 | Lisboa |
Santuário da Peninha - Vista geral
Santuário da Peninha - Escadaria de acesso à Capela de Nª Senhora da Penha.Maria Ramalho, 2016.
Santuário da Peninha - vista geral do Santuário.Maria Ramalho, 2016.
Santuário da Peninha - Vista do Santuário para norte.Maria Ramalho, 2016.
Santuário da Peninha - Vista aérea da Capela de São Saturnino.Maria Ramalho, 2016.
Santuário da Peninha - entrada da Capela de Nª Senhora da Penha.Maria Ramalho, 2016.
Santuário da Peninha - entrada na Capela de Nª S.ª da Penha.Maria Ramalho, 2016.
Santuário da Peninha - Capela de São Saturnino.Maria Ramalho, 2016.
Santuário da Peninha, vista geral.Maria Ramalho, 2016.
Santuário da Peninha - fachada da Capela de São Saturnino e Santuário no alto.Maria Ramalho, 2016.
Santuário da Peninha - interior da Capela de São Saturnino.Maria Ramalho, 2016.
Palacete Vilar de Allen
Rua António Cardoso, nº 175
4150-081 Porto, Portugal
NIF 517 842 920
Tel. +351 226 000 454
geral@patrimoniocultural.gov.pt