Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Carapito
Designação
DesignaçãoPelourinho de Carapito
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Carapito (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaGuarda/Aguiar da Beira/Carapito
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo do PelourinhoCarapito Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.763765-7.463879
DistritoGuarda
ConcelhoAguiar da Beira
FreguesiaCarapito
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12736627
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA paróquia de Santa Maria de Carapito existia já em meados do século XII, altura na qual, e de acordo com as Inquirições de D. Afonso III de 1258, a freguesia é referida como pertencendo a cavaleiros (villa de Carapito est de militibus), sendo servida por juizes régios. O documento faz ainda uma referência ao "concelho", sendo de supor que nessa época Carapito já usufruía de privilégios semelhantes aos de um município, ainda que não tivesse foral. De facto, o concelho de Carapito foi criado por D. Manuel, através de foral novo outorgado em1514. Este foi extinto em 1836, e integrado em Aguiar da Beira, do qual é hoje freguesia. Conserva ainda o seu antigo pelourinho, levantado na sequência do foral, e situado no largo principal da aldeia, junto à igreja matriz e à sede da Junta de Freguesia.
O pelourinho assenta num soco de quatro degraus octogonais, de rebordo boleado, estando o degrau térreo parcialmente enterrado. É constituído por coluna e remate, com arremedo de base e de capitel. A coluna é lisa e de secção octogonal, com base quadrada e chanfrada nos ângulos, de forma a adquirir a secção do fuste. Este é rematado por um singelo capitel anelar, composto por um colarinho decorado com pérolas entre duas estreitas molduras octogonais. Sobre este figura o remate do conjunto, em gaiola de grandes dimensões, formada por dois troncos piramidais de base oitavada truncados, o de baixo invertido, e o de cima sustentado por um colunelo central liso e por oito laterais. Os colunelos laterais assentam em mísulas decoradas com molduras anelares, e são encimados por pequenos pináculos. Dois destes colunelos estão mutilados, e um outro já não existe; por detrás de cada um existe um espigão em ferro, reforçando a sustentação do chapéu da gaiola. Este é, por sua vez, rematado por um pináculo encimado por pequena esfera, da qual sai uma bandeirola de ferro forjado.
Vários outros pelourinhos idênticos subsistem na região, destacando-se o de Aguiar da Beira, no mesmo concelho; merecem ainda menção os de Algodres, Almendra, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Moreira de Rei, Muxagata, Trancoso, Marialva (este mais singelo), Alverca da Beira, Aveloso, Cedovim (restaurados), entre outros. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Carapito - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt