Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Antigo Convento do Beato António, abrangendo a igreja, o claustro, o refeitório e a escada de acesso ao pavimento superior e os elementos que lhe estão adjacentes
Designação
DesignaçãoAntigo Convento do Beato António, abrangendo a igreja, o claustro, o refeitório e a escada de acesso ao pavimento superior e os elementos que lhe estão adjacentes
Outras Designações / PesquisasConvento de São Bento de Xabregas / Convento de São João Evangelista / Convento do Beato António / Fábrica da Antiga Companhia Industrial de Portugal e Colónias (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Convento
TipologiaConvento
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Lisboa/Beato
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do BeatoLisboa Número de Polícia:
Alameda do BeatoLisboa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.734878-9.106607
DistritoLisboa
ConcelhoLisboa
FreguesiaBeato
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 29/84, DR, I Série, n.º 145, de 25-06-1984 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181504
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO Convento do Beato foi mandado construir na segunda metade do século XV pelo rei D. Afonso V, em cumprimento de uma disposição testamentária de sua mulher, D. Isabel. A rainha pretendia que se edificasse um hospício para albergar os "Bons Homens de Vilar" da Congregação dos Lóios no local de Xabregas, onde existia uma pequena ermida dedicada a São Bento, erigida pelos freires de Alcobaça no reinado de D. João I.
Em 1461, o Papa Pio XI promulgou uma bula que autorizava os religiosos a designarem-se "Cónegos Seculares de S. João Baptista", santo de grande devoção da falecida rainha. No entanto, a denominação do patrono da primitiva ermida sobrepôs-se à designação papal, e o convento seria conhecido, até aos finais do século XVI, como Convento de São Bento de Enxobregas.
No reinado de Filipe I, foi escolhido o cónego Frei António da Conceição para conduzir a obra de construção da nova casa conventual que iria substituir o hospício medieval. Segundo a tradição, o frade terá realizado a sumptuosa obra com poucos recursos monetários, o que aumentou a fama de milagreiro que já então possuía. Foi a partir de então que o convento passou a ser conhecido como Convento do Beato António.
No início do século XVII, D. Joana de Noronha, filha dos segundos Condes de Linhares, mandou construir a nova capela-mor do templo conventual, destinando-se o espaço a panteão da família. Esta obra foi terminada no ano de 1622.
O terramoto de 1755 provocou poucos danos no convento quinhentista, que assim pôde acolher os religiosos do vizinho Convento dos Lóios, muito danificado com o abalo sísmico, sendo também designado sede da paróquia de São Bartolomeu (ao Castelo), cujo templo havia ficado bastante destruído.
Em 1834, com a extinção das ordens religiosas, o templo foi profanado e a paróquia de São Bartolomeu foi transferida para o extinto convento de Nossa Senhora da Conceição do Monte Olivete, ao mesmo tempo que uma das alas do edifício conventual era ocupado pelo Real Hospital Militar.
Cerca de 1840 o edifício foi devastado por um violento incêndio, que deixou de pé algumas partes da estrutura conventual, nomeadamente o claustro, o refeitório, a cozinha, a livraria e o noviciado. Do templo subsiste a fachada, sem as torres, a nave, subdividida no século XIX por uma estrutura de ferro que serve de piso, com os espaços das dez capelas laterais e da capela-mor.
O que subsistiu ao incêndio foi comprado pelo industrial João de Brito, que aí instalou uma fábrica de moagem de cereais, panificação e malte, bem como um armazém de vinhos. Em 1849, D. Maria II deu autorização para que o industrial utilizasse a marca "Nacional" nos produtos da sua empresa; o espaço mantém-se ligado a este nome até hoje.
Nos últimos anos do século XX, o espaço do convento começou a ser utilizado para a organização de eventos de índole cultural e social. No entanto, um novo incêndio em 2004 provocou danos no antigo cenóbio; depois de realizadas obras de reabilitação pela empresa proprietária - a Cerealis -, o Convento do Beato foi reaberto ao público em 2005.
Catarina Oliveira
DIDA/IGESPAR,I.P./ 24 de Setembro de 2007
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPFábrica A Nacional
Outra Classificação
Nº de Imagens10
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Conventos de LisboaCAEIRO, BaltazarEdição1989Lisboa
Monumentos e edifícios notáveis do distrito de Lisboa, vol. V (5º tomo)ATAÍDE, M. MaiaEdição2007Lisboa
Monumentos e edifícios notáveis do distrito de Lisboa, vol. V (5º tomo)MECO, JoséEdição2007Lisboa
Pelas freguesias de Lisboa. Lisboa OrientalCONSIGLIERI, Carlos; RIBEIRO, Filomena; VARGAS, José Manuel; ABEL, MaríliaEdição1993Lisboa
Monumentos e edifícios notáveis do distrito de Lisboa, vol. V (5º tomo)SOARES, Maria MicaelaEdição2007Lisboa
"Beato (Convento do)", Dicionário da História de LisboaCORTEZ, Maria do CarmoEdição1994Lisboa
História dos Mosteiros, Conventos e Casas Religiosas de Lisboa, Vol. IIEdição1804Lisboa

IMAGENS

Antigo Convento do Beato António - Fachada principal da igreja: corpo central. IPPAR, 2006.

Antigo Convento do Beato António - Fachada principal da igreja: corpo central. IPPAR, 2006.

Antigo Convento do Beato António (Lisboa) - Escadaria de acesso ao primeiro piso.IPPAR, 2007.

Antigo Convento do Beato António (Lisboa) - dependências conventuais à esquerda e Fábrica Nacional à direita. Maria Ramalho, 2015.

Antigo Convento do Beato António (Lisboa) - acesso conventual. Maria Ramalho, 2015.

Antigo Convento do Beato António (Lisboa). Maria Ramalho, 2015.

Antigo Convento do Beato António (Lisboa) - acesso conventual. Maria Ramalho, 2015.

Antigo Convento do Beato António (Lisboa), escadaria de acesso ao primeiro piso. Maria Ramalho, 2015.

Antigo Convento do Beato António (Lisboa)-dependências conventuais. Maria Ramalho, 2015.

Antigo Convento do Beato António (Lisboa). Maria Ramalho, 2015.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt