Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela de Santo António
Designação
DesignaçãoCapela de Santo António
Outras Designações / PesquisasCapela de Nossa Senhora das Mercês / Capela de Santo António (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Sintra/Colares
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- -Penedo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.793817-9.455293
DistritoLisboa
ConcelhoSintra
FreguesiaColares
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 44 075, DG, I Série, n.º 281, de 5-12-1961 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património MundialAbrangido pela Zona Tampão da "Paisagem Cultural e Natural de Sintra", incluída na Lista de Património Mundial - ZEP (nº 2 do art.º 72.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23 de Outubro)
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Capela de Santo António foi fundada em 1547 por Francisco Nunes Dias e sua mulher Maria dos Anjos Gonçalves Perpétua, moradores na Ribeira do Valente. o pequeno templo rural foi implantado no local do Penedo, à volta do qual acabaria por se desenvolver posteriormente a Aldeia do Penedo.
Na primeira metade do século XVII o templo foi remodelado, sendo nesta campanha de obras executado o programa decorativo interior, nomeadamente os painéis de azulejo. Ao longo do século XIX foram efectuadas diversas obras de reparação das estruturas da capela.
A planta, que se desenvolve longitudinalmente, é composta pela nave, capela-mor rectangular e por dependências de apoio, anexadas lateralmente. A fachada, de modelo muito simples, apresenta ao centro portal de moldura rectangular com cornija, encimado por um frontão triangular que insere um nicho com a imagem de Santo António. Sobre este foi rasgada uma pequena janela rectangular. O pano da fachada é terminado em empena.
O interior, de nave única, possui coro-alto e púlpito quadrado. O espaço da nave é decorado com painéis de azulejo seiscentista, que combinam composições figurativas policromas, alusivas à vida de Santo António, com azulejos de padrão, e coberto por abóbada de berço decorada com motivos geométricos pintados em estuque.
As paredes da capela-mor são decoradas por painéis de azulejo de padrão. O espaço é coberto por abóbada de berço de caixotões, decorados com motivos geométricos. O retábulo-mor, de talha, é pintado a azul e branco e rematado por frontão interrompido, albergando três imagens.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/ 6 de Junho de 2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
"Contributos para o estudo das festividades populares em louvor do Divino Espírito Santo no lugar do Penedo", in Sintria - revista de estudos de arqueologia, arte e etnologia, tomo INUNES, Maria Luisa AbreuEdição1983Sintra
Azulejaria PortuguesaMECO, JoséEdição1986LisboaLisboa Data do Editor : 1985
"Contributos para o estudo das festividades populares em louvor do Divino Espírito Santo no lugar do Penedo", in Sintria - revista de estudos de arqueologia, arte e etnologia, tomo ICABRAL, Maria Elisabeth FigueiredoEdição1983Sintra

IMAGENS

Capela de Santo António (Nossa Senhora das Mercês) - Fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt