Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela do Senhor da Agonia
Designação
DesignaçãoCapela do Senhor da Agonia
Outras Designações / PesquisasCapela do Senhor da Agonia (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaCoimbra/Arganil/Arganil
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Lugar do Senhor da AgoniaAros de Arganil Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.216355-8.050487
DistritoCoimbra
ConcelhoArganil
FreguesiaArganil
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12700426
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaUm dos locais de maior veneração por parte dos arganilenses é o denominado Mont'Alto, um santuário construído num monte, elevado em relação à vila, onde se presta homenagem a Nossa Senhora. Embora a devoção seja anterior, pensa-se que o santuário tenha sido edificado em 1521, sofrendo depois várias intervenções, a última das quais, no final do século XVIII.
Lugar de peregrinação, o Mont'Alto impunha, como penitência a quem lá ia, um extenso caminho, de difícil acesso. Razão pela qual se foram construindo, ao longo do percurso, várias ermidas ou capelinhas, que possibilitavam um breve descanso na subida ou na descida. Entre estas, destaca-se a do Senhor da Agonia, cujas dimensões são muito superiores em relação às restantes.
Através das Memórias Paroquiais, sabemos que a sua construção estava a decorrer, em 1758, junto à primeira capela, dedicada ao Senhor no Horto (CORREIA, GONÇALVES, 1952, p. 7). Já nesta época sobressaía a imponência da sua fábrica, pois o prior afirma que esta era uma "capela grande, com corpo como se fosse igreja" (ANACLETO, 1996, p. 103).
A fachada, de linguagem sóbria, destaca-se pelo portal, rematado por frontão interrompido, a que se sobrepõe um nicho e a janela do coro. Já no interior, são as obras de talha dourada, de gosto rococó, que determinam o espaço. Estas, foram executadas nos últimos anos do século XVIII (com alguns ajustes no início da centúria seguinte), conforme atestam os recibos dos pagamentos efectuados ao entalhador (José da Fonseca, de Pinhanços), ao pintor (Bernardo Álvares) e ao escultor das grades. Todo o trabalho de talha revela um imenso cuidado na execução, o que, em última análise, comprova a qualidade dos seus autores (ANACLETO, 1996, p. 104).
Os três retábulos (principal e dois colaterais) revelam uma composição muito semelhante, sendo o da capela-mor, naturalmente, de dimensões e impacto superior. A sua maior imponência advinha-lhes dos frontões, interrompidos, e rematados por figuras de anjos, entre outros elementos decorativos. À semelhança do que acontece com outras igrejas, como por exemplo a da Misericórdia de Arganil, também aqui os altares colaterais estão implantados na diagonal, conferindo ao espaço uma outra dinâmica.
A maioria da imaginária da capela deve ter sido adquirida nesta época, pois subsiste a memória, no Cartório Paroquial, do montante gasto com imagens, pintura e diademas, em 1799. Entre estas, destacamos a imagem do Senhor da Agonia, da Senhora da Soledade, de S. Francisco e do Coração de Jesus.
A teia, que separa o espaço público do da capela-mor e altares, exibe um tratamento de grande perícia, tal como o púlpito, do lado do Evangelho, ou a balaustrada do coro. Por sua vez, o tecto apresentava pinturas, parte das quais ainda visível na primeira metade do século XX - o medalhão central exibia a representação da Ascensão, com enquadramento de medalhões (ANACLETO, 1996, p. 104).
Rosário Carvalho
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens5
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
ArganilANACLETO, ReginaEdição1996Kisboa
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom

IMAGENS

Capela do Senhor da Agonia - Planta com a delimitação e a ZP em vigor

Capela do Senhor da Agonia - Fachada principal (DGEMN)

Capela do Senhor da Agonia - Fachada principal: portal (DGEMN)

Capela do Senhor da Agonia - Fachada principal: postigo lateral direito (DGEMN)

Capela do Senhor da Agonia - Interior: nave e capela-mor (DGEMN)

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt