Garagem Auto-Palace | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Garagem Auto-Palace | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Garagem Auto-Palace (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Civil / Garagem | ||||||||||||
Tipologia | Garagem | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Civil | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Lisboa/Lisboa/Santo António | ||||||||||||
Endereço / Local |
| ||||||||||||
Distrito | Lisboa | ||||||||||||
Concelho | Lisboa | ||||||||||||
Freguesia | Santo António | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 29/84, DR, I Série, n.º 145, de 25-06-1984 (ver Decreto) Edital N.º 113/81 de 26-08-1981 da CM de Lisboa Despacho de homologação de 9-03-1981 do Secretário de Estado da Cultura Parecer de 27-02-1981 da Comissão "ad hoc" do IPPC a propor a classificação como IIP Proposta de classificação de 18-02-1981 do IPPC | ||||||||||||
ZEP | Portaria n.º 529/96, DR, I Série-B, n.º 228, de 1-10-1996 (sem restrições) (ZEP dos edifícios classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente) (ver Portaria) Edital N.º 43/96 de 24-03-1996 da CM de Lisboa Despacho de homologação de 8-09-1995 do Secretário de Estado da Cultura Despacho de aprovação de 5-04-1995 do presidente do IPPAR Parecer de 21-02-1995 do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a alteração da delimitação Proposta de 24-01-1995 da DR de Lisboa | ||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 9914630 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | Edifício de dois pisos, em planta quadrangular, com projecto de 1906 assinado por Vieillard & Touzet, realizado para a Sociedade Portuguesa de Automóveis. Raro exemplar da arquitectura do ferro da cidade de Lisboa, um dos seus traços mais marcantes é a associação do ferro e do vidro, aliados a uma estética Arte Nova patente até na definição gráfica ondulante da palavra "Auto-Palace". Esta construção denota uma opção plástica por um ecletismo ao qual se alia ainda uma linguagem estética herdadeira das soluções arquitectónicas oitocentistas, traduzida na gramática neo-clássica da entrada tripartida. A fachada deste edifício de dois andares, é encimada por um frontão curvo ladeado por duas pilastras, definindo uma espacialidade preenchida por vitrais, que abarcam o segundo piso de forma total. De influência marcadamente Arte Nova, datados de 1907, estes apresentam uma malha fina e sinuosa de motivos florais, enquadrando o automóvel, motivo principal da representação. | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | Edifícios gémeos na Rua Braamcamp, 84 a 88Sinagoga Portuguesa Shaaré Tikvah | ||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 2 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 0 |
Garagem Auto-Palace - Fachada principal
Garagem Auto-Palace - Interior: pormenor de vitral da fachada principal