Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa Amarela
Designação
DesignaçãoCasa Amarela
Outras Designações / PesquisasPalácio Amarelo / Casa Amarela (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Portalegre/Sé e São Lourenço
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo Cristóvão FalcãoPortalegre Número de Polícia: 13
LATITUDE LONGITUDE
39.292136-7.433266
DistritoPortalegre
ConcelhoPortalegre
FreguesiaSé e São Lourenço
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaEm 21-08-2015 foi dado conhecimento do despacho de arquivamento à CM de Portalegre
Despacho de 14-07-2015 do diretor-geral da DGPC a determinar o arquivamento do pedido de abertura do procedimento de reclassificação para MN
Informação desfavorável de 7-07-2015 da DRC do Alentejo, por o imóvel não apresentar um valor excecional, de significado para a Nação
Pedido de parecer de 12-06-2015 da CM de Portalegre sobre a eventual reclassificação como MN apresentada por uma das proprietárias
Decreto n.º 516/71, DG, I Série, n.º 274, de 22-11-1971 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaPortalegre conheceu uma grande prosperidade económica a partir de 1550, data em que foi designada como sede de Bispado, tornando-se, no século XVII, uma das cidades com maior densidade populacional e grande desenvolvimento económico. Estes factores, foram preponderantes na constituição de uma nova burguesia, forçada a conviver com a nobreza tradicional. Desta relação nasceram novos palácios, que alteraram profundamente o urbanismo medieval, tornando Portalegre "uma das mais interessantes cidades barrocas do país" (RODRIGUES, 1989, p. 374).
Assim, e numa região em que o barroco é amarelo e branco, o Palácio Amarelo não poderia deixar de ser um ponto de referência, entre as construções deste período. Implantado na malha medieval de Portalegre, este edifício, de volumes diferenciados, marca fortemente o urbanismo da cidade velha.
Contudo, e ainda que as fachadas denunciem uma organização Setecentista, a torre aproxima-se de uma linguagem românica, conferindo a este edifício um carácter de transição, eminentemente ecléctico (RODRIGUES, 1989, p. 376).
A construção do Palácio Amarelo remonta ao século XVII, destinando-se a residência da família Romo de Sousa Tavares, descendentes dos Condes de Abrantes, e cujo brasão se encontra nos cunhais do edifício.
A casa desenvolve-se em L, numa planimetria que denota a distribuição lógica do espaço, implícita nas construções nobres do período barroco. Este rigor, estendeu-se também aos alçados, mais simplificados e com repetição de vãos (AZEVEDO, 1988, pp. 57-63). Já no século XVIII, foi construído o varandim e a janela sobre o portal. Este, apresenta arquitrave armoriada, à qual se sobrepõe o varandim, com janela ladeada por duas aletas. A torre, inscrita no ângulo formado pelo L que o edifício desenha, deverá remontar ao final do século XVIII (PEREIRA, RODRIGUES, 1988, p. 70), ou a inícios do seguinte (KEIL, 1941). Esta última poderá relacionar-se com a denominada casa-torre, característica da época medieval, mas cujo modelo permaneceu na arquitectura nobre portuguesa durante muito tempo.
No interior, actualmente muito alterado, destaca-se a escadaria barroca, de mármore negro e branco. Sobre a porta principal, um medalhão com uma inscrição em francês alude às obras ocorridas no século XIX, sob a direcção do arquitecto Inácio Caldeira.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPMuralhas do Castelo de Portalegre
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - vol. I (Distrito de Portalegre)KEIL, LuísEdição1943Lisboa
"Casas brasonadas de Portalegre", A Cidade - Revista Cultural de PortalegreSÃO PAYO, Marquês deEdição1995Lisboapp. 7-36.
"A propósito do centro histórico de Portalegre", Ibn Maruan - Revista Cultural do Concelho de MarvãoSAMPAIO, JoãoEdição1998Lisboapp. 269-296.
PortalegreRODRIGUES, JorgeEdição1988Lisboa
PortalegrePEREIRA, PauloEdição1988Lisboa
"Portalegre", Dicionário da Arte Barroca em PortugalRODRIGUES, JorgeEdição1989Lisboa

IMAGENS

Casa Amarela - Vista parcial (fachada principal)

Casa Amarela - Fachada principal: portal e janela axial

Casa Amarela - Torre

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt