Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja matriz de Escamarão
Designação
DesignaçãoIgreja matriz de Escamarão
Outras Designações / PesquisasIgreja de Nossa Senhora da Natividade, matriz de Escamarão / Igreja de Escamarão / Igreja de Nossa Senhora da Natividade (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Cinfães/Souselo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo Artur Soares de AlmeidaSouselo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.066006-8.257151
DistritoViseu
ConcelhoCinfães
FreguesiaSouselo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 37 728, DG, I Série, n.º 4, de 5-01-1950 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEscamarão é uma pequena, porém muito interessante igreja tardo-românica do concelho de Cinfães, por onde passava a Carraria Antiquam, uma das mais importantes vias medievais do território português. A sua construção não está documentada, nem tão pouco os elementos estilísticos remanescentes possibilitam uma aproximação cronológica satisfatória, equacionando-se o largo tempo que vai da segunda metade do século XII aos finais do século XIII como possibilidade mais concreta.
É um templo de modestas proporções, constituído por nave única e capela-mor rectangular, mais baixa e estreita que o corpo. A fachada principal ostenta portal axial de arco apontado, de duas arquivoltas assentes directamente nos pés-direitos, decoradas com elementos vegetalistas e semi-esferas, elementos ornamentais tradicionalmente considerados tardios dentro do marco estilístico românico. Do lado Sul, o portal lateral é igualmente em arco apontado e, quer na face ocidental, quer na meridional, subsistem as mísulas de apoio a um desaparecido alpendre.
O interior encontra-se "despido" de realizações artísticas de época moderna, à excepção do retábulo-mor, em talha dourada, e dos dois retábulos laterais, sumariamente constituídos por elementos de talha. O arco triunfal mantém a mesma modulação quebrada, mais próxima formalmente do Gótico que do Românico, sugestão que é reforçada pelo facto de os cachorros do exterior serem sistematicamente não-decorados com quaisquer motivos vegetalistas ou antropomórficos.
Na Baixa Idade Média, crê-se que o templo tenha sido parcialmente intervencionado, conforme atesta a inclusão de azulejos hispano-árabes, hoje reaproveitados nos retábulos laterais.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt