Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Zona envolvente do Forte de Milreu
Designação
DesignaçãoZona envolvente do Forte de Milreu
Outras Designações / PesquisasForte de Milreu / Forte de Mil Regos / Forte de São Pedro de Milreu / Forte de São Pedro (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Militar / Forte
TipologiaForte
CategoriaArquitectura Militar
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Mafra/Ericeira; Santo Isidoro
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Ericeira (Orla Maritima) Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.984728-9.418582
DistritoLisboa
ConcelhoMafra
FreguesiaEriceira; Santo Isidoro
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto)

Edital de 9-02-1973 da CM de Mafra
Despacho de homologação de 30-01-1973
Parecer de 19-01-1973 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação como IIP
Proposta de classificação de 9-10-1972 da DGEMN
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvelO Forte de Milreu, situado num promontório a sul da praia de Ribeira d'Ilhas, nos arredores da vila da Ericeira, é uma edificação de planta retangular composta por uma bateria com canhoeiras e duas guaritas circulares de cobertura cónica. Na fachada norte foi rasgado um arco pleno, ladeado por duas janelas, e a fachada oposta é rasgada também por arco de volta perfeita. Entre os arcos forma-se um túnel que permite a passagem entre as fachadas. A escadaria lateral, junto a uma das guaritas, conduz ao terraço delimitado por parapeito. O espaço interior é coberto por abóbada.
História
Construído entre 1670 e 1675, o Forte de São Pedro de Milreu foi edificado no âmbito da política defensiva decorrente das Guerras de Restauração, que levou à construção ou reorganização de inúmeras fortalezas e fortins por toda a costa marítima do reino. A escolha de Milreu para erigir uma fortaleza prendeu-se com o facto de este ser o local ideal para defender o acesso marítimo à Ericeira por norte, ao mesmo tempo que permitia evitar desembarques na baía de Ribeira de Ilhas. Em 1680 o forte estava já artilhado, encontrando-se em pleno funcionamento.
No entanto, em meados do século XVIII reportava-se o estado ruinoso da fortaleza, sendo apontada a necessidade de fazer obras nos parapeitos das baterias e nas guaritas, bem como de colocar novas portas e janelas. O terramoto de 1755 agravaria os estragos na estrutura defensiva, procedendo-se a obras de recuperação depois desta data.
Em 1806 o forte foi desmantelado e desguarnecido; o abandono da estrutura levaria a sua progressiva ruína. Assim, entre 1831 e 1832 a fortaleza foi reparada para voltar a funcionar como posto defensivo. Porém, cerca de 20 anos depois, a fortaleza encontrava-se novamente abandonada e degradada, embora a antiga casa do governador tivesse entretanto passado a albergar uma escola primária para alunas do sexo feminino. Em 1871 seria solicitada ao Ministério da Guerra autorização para serem utilizadas lajes do forte na reedificação da Igreja de São Pedro da Ericeira, concedida no ano seguinte, o que certamente agravou em muito a degradação da fortaleza.
Apesar de haver notícia de que em 1883 e 1886 desabaram partes da estrutura da muralha da fortaleza, a Guarda Fiscal instalou-se no espaço da antiga residência do governador no ano de 1891. Cinco anos mais tarde a muralha sofreu novo desabamento.
Já no século XX, em 1940, procederam-se finalmente a obras de reestruturação da estrutura, com o início da reedificação da muralha. No ano seguinte, o Forte de Milreu passou para a dependência do Ministério das Finanças, deixando oficialmente de ser considerado uma fortificação militar. No ano de 1977 o Forte de Milreu e a sua zona envolvente eram classificados como de interesse público.
Ao longo da segunda metade do século XX foram realizados vários projetos para reutilizar o espaço - como casa de chá, pousada, restaurante e café - mas nenhum deles se concretizou.
Catarina Oliveira
DGPC, 2021
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias8

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Guia de Portugal, Vol. IPROENÇA, RaulEdição1924Data do Editor : 1924
Castelos PortuguesesMONTEIRO, João GouveiaEdição2002LisboaLivro sem bibliografia Este guia propõe, para um vasto público, uma visão sintética da história da arquitectura militar portuguesa bem como um entendimento aprofundado dos elementos constituintes e funcionais dos castelos românico e gótico.
Castelos PortuguesesPONTES, Maria LeonorEdição2002LisboaLivro sem bibliografia Este guia propõe, para um vasto público, uma visão sintética da história da arquitectura militar portuguesa bem como um entendimento aprofundado dos elementos constituintes e funcionais dos castelos românico e gótico.
Mafra. Efemérides do concelhoASSUNÇÃO, Guilherme José Ferreira deEdição1967Lisboa
Os mais belos castelos e fortalezas de PortugalCABRITA, AugustoEdição1986Lisboa
Os mais belos castelos e fortalezas de PortugalGIL, JúlioEdição1986Lisboa
Monografia de MafraLUCENA, Armando deEdição1987Mafra
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa
"Os Fortes Costeiros de Santa Susana e S. Pedro de Milreu, no Concelho de Mafra: Achegas para a sua história", Boletim Cultural '96, pp. 105-132COSTA, Aníbal Gil daEdição1997Mafra
Identidades. Património Arquitectónico do Concelho de MafraVILAR, Maria do CarmoEdição2009Mafra
Identidades. Património Arquitectónico do Concelho de MafraFERNANDES, Paulo AlmeidaEdição2009Mafra

IMAGENS

Forte de Milreu - Vista geral de nascente

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt