Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Anta do Tapadão da Relva
Designação
DesignaçãoAnta do Tapadão da Relva
Outras Designações / PesquisasAnta do Tapadão da Relva / Anta do Cabeço da Gestosa (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / (Ver Ficha em www.arqueologia.patrimoniocultural.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Anta
TipologiaAnta
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Castelo de Vide/São João Baptista
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Monte da RelvaTapado da Relva / Cabeço da Gestora / Tapado do Aleixo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.392974-7.554946
DistritoPortalegre
ConcelhoCastelo de Vide
FreguesiaSão João Baptista
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Anta do Tapadão da Relva localiza-se no lugar do Tapadão da Relva, freguesia de São João Baptista, concelho de Castelo de Vide. Encontra-se sensivelmente a 6 km a sudeste da vila de Alpalhão, 1,2 km a poente da ribeira de Cogulo. Implanta-se numa pequena elevação, a uma cota de 360 metros.
Este monumento funerário megalítico apresenta câmara e corredor bem diferenciados. A câmara sepulcral é poligonal, com cerca de 3,50 metros de diâmetro, delimitada por sete esteios de granito, mantendo-se preservados cinco. A laje de cobertura mantém-se in situ apesar de estar reduzida a metade da sua dimensão original. Foi reaproveitada para abrigo de pastores. O corredor, paralelo, orientado a sudeste, é longo, com um comprimento de 5,33 metros, formado por nove ortóstatos dos quais apenas restam os alvéolos de fixação (cinco no lado norte e quatro no lado sul) e duas lajes de cobertura. A mamoa está parcialmente conservada e são visíveis algumas pedras de sustentação dispostas no seu perímetro.
História
A edificação da Anta do Tapadão da Relva remonta ao Neolítico Final/Calcolítico (finais do 4º milénio e meados do 3º milénio a.n.e.). Do espólio recolhido nas escavações destacam-se as pontas de seta, os machados de pedra polida, as contas de colar e as placas de xisto, sendo que duas destas mostram indícios de reutilização.
São conhecidas referências documentais a monumentos megalíticos na bacia hidrográfica do Rio Sever desde 1489, constando nas Ordenanzas del Concejo de Valencia de Alcantara onde assumem a função de marcos territoriais. No entanto, torna-se quase impossível reconhecer as mencionadas.
A identificação e divulgação deste monumento deve-se a Maria Conceição Rodrigues, no âmbito da prospecção arqueológica realizada para a elaboração da Carta Arqueológica do Concelho de Castelo de Vide, quando o descobriu por indicação de um pastor da região. Em 1982 foi conduzida uma escavação pelo Grupo de Arqueologia de Castelo de Vide, cujo espólio exumado foi recentemente estudado por Ana Paroleiro no âmbito da sua dissertação de mestrado, Estudo dos Recipientes Cerâmicos dos Monumentos Megalíticos do Concelho de Castelo de Vide, apresentada em 2016.
Ana Vale
DGPC, 2020
Embora pouco destacada no terreno, ainda é possível distinguir a mamoa e algumas das pedras que a sustentariam e circundam todo o monumento.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Carta Arqueológica do Concelho de Castelo de VideRODRIGUES, Maria da Conceição MonteiroEdição1975Lisboa130 est. + 1 mapa, il. Publicado a 1975
"Materiais arqueológicos da região de Castelo de Vide", Actas do 1º Encontro de História Regional de Local do Distrito de Portalegre-Edição1987
O "Eterno Descanso" no Neolítico do Alentejo Norte, in Arqueologia de Transição: O Mundo FunerárioOLIVEIRA, Jorge deEdição2015
Estudo dos Recipientes Cerâmicos dos Monumentos MegalíticosPAROLEIRO, Ana Emília BarrosEdição2016Dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Pré-história, Faculdade de letras da Universidade do Porto

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt