Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja matriz de São Vicente de Vilarandelo
Designação
DesignaçãoIgreja matriz de São Vicente de Vilarandelo
Outras Designações / PesquisasIgreja Paroquial de Vilarandelo
Igreja de São Vicente, matriz de Vilarandelo / Igreja de São Vicente (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Valpaços/Vilarandelo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Vilarandelo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.663332-7.323487
DistritoVila Real
ConcelhoValpaços
FreguesiaVilarandelo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 29/84, DR, I Série, n.º 145, de 25-06-1984 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA igreja matriz de Vilarandelo, dedicada a São Vicente, é uma edificação que se pensa ter sido erguida no século XVII, ainda que sobre os vestígios de uma outra construção, de época anterior (muito possivelmente de origem medieval). A igreja já deveria existir antes de Vilarandelo ter sido elevada a freguesia, aqui se encontrando uma pequena ermida que corresponderia, muito possivelmente, à actual capela-mor (MARTINS, 1978, p. 261). É, no entanto, difícil determinar, sem outros estudos, a validade desta hipótese.
A própria arquitectura da igreja dificulta esta apreciação, uma vez que, totalmente construída em cantaria aparente, se caracteriza por uma enorme depuração. A fachada é aberta pelo portal principal, em arco de volta perfeita, sobrepujado por um óculo. A empena foi interrompida para receber os frisos que servem de base à dupla sineira que termina em empena encimada por cruz de Malta. Este elemento reveste-se de especial importância, uma vez que pode revelar a presença da Ordem na região e a sua ligação à construção da igreja. Acede-se à sineira por uma escadaria lateral, exterior. Em torno do templo encontramos uma série de cruzeiros de granito cujo significado desconhecemos, mas que se encontram, com certeza, associados a um percurso religioso e espiritual como, eventualmente, a evocação da Via Sacra.
O interior contrasta vivamente com a austeridade exterior: a nave e capela-mor são totalmente revestidas por talha dourada proto-barroca, azulejos e pintura, numa obra de arte total à escala regional, que testemunha a importância e a vitalidade deste género de modelos de igrejas forradas a ouro em locais afastados dos grandes centros urbanos, testemunhando, por outro lado, a preocupação de actualização estética por parte dos responsáveis pela encomenda deste interior.
O silhar de azulejo, de padrão polícromo, deve remontar à época da edificação da igreja, muito embora não tenhamos identificado o padrão no corpus da azulejaria de padrão do século XVII. O registo seguinte dos panos murários são totalmente preenchidos por talha dourada que, na nave, enquadra os altares, púlpito e outros "acidentes arquitectónicos" revestindo-os e integrando-os no conjunto. O mesmo acontece no arco triunfal, onde os dois retábulos colaterais se encontram enquadrados pela talha, com aduelas na zona do arco, como se de um ático de retábulo se tratasse.
Na capela-mor, o retábulo de talha dourada e polícroma, ocupa a totalidade da parede testeira, integrando duas portas laterais que correspondem, na zona superior, a duas pinturas. Ao centro, as colunas torsas enquadram os nichos dos santos, prolongando-se nas arquivoltas do retábulo, e definindo uma tribuna com trono piramidal. Nos panos laterais, e sobre os azulejos encontram-se várias pinturas com molduras de talha. Estas, representando cenas da Paixão de Jesus, foram na sua origem executadas a fresco, mas em época posterior sofrem um repinte a óleo.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Monografia de ValpaçosMARTINS, A. VelosoEdição1978Porto
O Concelho de ValpaçosLOPO, Joaquim de CastroEdição1954Lourenço Marques

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt