Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho do Marco
Designação
DesignaçãoPelourinho do Marco
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Marco de Canaveses / Pelourinho de São Nicolau / Pelourinho de São Nicolau de Canaveses (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPorto/Marco de Canaveses/Marco
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- Lugar do PelourinhoMarco de Canaveses Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.19029-8.157466
DistritoPorto
ConcelhoMarco de Canaveses
FreguesiaMarco
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MN - Monumento Nacional
CronologiaDecreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaSão Nicolau, hoje freguesia do Concelho de Marco de Canaveses, pertenceu na Idade Média à antiquíssima Vila de Canaveses, uma Honra provavelmente elevada a esta categoria pela infanta D. Mafalda, que aqui ergueu a Albergaria da Rainha no início do século XIII. Em São Nicolau ficaram localizados os mais importantes testemunhos da perdida autonomia da Vila Velha (de Canavezes), que são igualmente os símbolos mais antigos da municipalidade do actual concelho do Marco, assim chamado por referência a um destes padrões, em pedra, que se erguiam para demarcar circunscrições, e que no caso separava as freguesias de Canavezes, São Nicolau e Fornos. A proximidade destas, bem como a dificuldade em traçar ao longo do tempo os limites e alcance das respectivas jurisdições, fizeram com que o pelourinho do concelho seja localizado por alguns autores na freguesia de Fornos, quando se situa, de facto, em São Nicolau, topónimo pelo qual também é conhecido.
O pelourinho, aparentemente quinhentista, ergue-se junto ao que resta da antiga Casa da Câmara. Sobre um soco de três degraus quadrangulares, de pedra toscamente aparelhada, assenta o conjunto da base, fuste e capitel / remate, em granito. A base é constituída por um paralelepípedo, semelhante a um quarto degrau, com os bordos superiores chanfrados, suportando uma coluna lisa, de fuste cilíndrico. Sobre esta assenta directamente um tabuleiro quadrado, desta feita com os bordos inferiores chanfrados. Nos cantos deste tabuleiro levantam-se quatro peças cúbicas cujo terço superior é talhado em pirâmide, idênticas à peça central, de muito maiores dimensões, que enquadram. O pelourinho é muito semelhante ao de Soalhães, no mesmo concelho. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt