Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Anta do Vale de Sancho
Designação
DesignaçãoAnta do Vale de Sancho
Outras Designações / PesquisasAnta do Vale de Sancho / Anta da Tapada do Vale de Sancho / Anta do Vale da Estrada (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) / (Ver Ficha em www.arqueologia.patrimoniocultural.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Anta
TipologiaAnta
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Castelo de Vide/Santa Maria da Devesa
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Vale de SanchoSanta Maria da Devesa Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.491815-7.432463
DistritoPortalegre
ConcelhoCastelo de Vide
FreguesiaSanta Maria da Devesa
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 67/97, DR, I Série-B, n.º 301, de 31-12-1997 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Anta do Vale de Sancho localiza-se no lugar de Vale de Sancho, freguesia de Santa Maria da Devesa, concelho de Castelo de Vide. Encontra-se sensivelmente a 8 km, em linhe reta, da vila de Póvoa e Meadas. Implanta-se numa encosta, a uma cota de 350 metros, junto à margem esquerda do Ribeiro de Vale de Sancho.
Este monumento funerário megalítico apresenta câmara e corredor bem diferenciados. A câmara sepulcral é poligonal, pequena, medindo, no seu eixo maior, 2 metros e, no menor, 1,75 metros. Originalmente delimitada por sete esteios de granito, apenas se preservaram três inteiros e um fraturado. A laje de cobertura mantém-se in situ conferindo à câmara uma altura de dois metros. O corredor, orientado a nascente, regista 2 metros de comprimento por 1,10 metros de largura, e conserva dois ortóstatos, colapsados pela ausência da cobertura que lhes conferia estabilidade. Reutilizada como abrigo de pastores o seu vão mais significativo foi colmatado por um muro de pedra seca.
História
A edificação da Anta do Vale de Sancho remonta, genericamente, ao Neolítico Final/Calcolítico (finais do 4º milénio e meados do 3º milénio a.n.e.).
São conhecidas referências documentais a monumentos megalíticos na bacia hidrográfica do Rio Sever desde 1489, constando nas Ordenanzas del Concejo de Valencia de Alcantara onde assumem a função de marcos territoriais. No entanto, torna-se quase impossível reconhecer as mencionadas.
A identificação e divulgação deste monumento deve-se a Maria Conceição Rodrigues, no âmbito da prospecção arqueológica realizada para a elaboração da Carta Arqueológica do Concelho de Castelo de Vide, em 1975, quando a descobriu por indicação de um pastor da região. Nunca foram conduzidas escavações arqueológicas neste monumento.
Ana Vale
DGPC, 2020
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Carta Arqueológica do Concelho de Castelo de VideRODRIGUES, Maria da Conceição MonteiroEdição1975Lisboa130 est. + 1 mapa, il. Publicado a 1975
"O megalitismo no concelho de Castelo de Vide ", Actas das 1ªs Jornadas de Arqueologia do Nordeste Alentejano-Edição1987Coimbra

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt