Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela do Calvário
Designação
DesignaçãoCapela do Calvário
Outras Designações / PesquisasCapela do Calvário (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Nisa/Arez e Amieira do Tejo
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- -Amieira do Tejo Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.510159-7.811692
DistritoPortalegre
ConcelhoNisa
FreguesiaArez e Amieira do Tejo
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 37 801, DG, I Série, n.º 78, de 2-05-1950 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12699926
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaLocalizada numa das zonas mais elevadas da Amieira, a Capela do Calvário beneficia de uma implantação privilegiada sobre a povoação, facto que cumpre as premissas da sua invocação.
O templo que hoje conhecemos não é o original, pois há notícias de um outro, demolido no início do século XVIII, para dar lugar ao actual. Não se sabe em que data este começou a ser edificado mas, em 1728, já se encontrava em construção, como o comprova o testamento de Pedro Vaz Caldeira, que instituiu uma capela com os seus bens, cujos rendimento deveriam ser aplicados na obra do Calvário. Contudo, as obras prolongaram-se e, no seu Diccionário Geográfico, o padre Luís Cardoso (de 1747-51) refere que apenas a capela-mor estava concluída, já com o retábulo, em cantaria (a imitar talha), que custou oito mil cruzados. Faltava, no entanto, "fazer o corpo da igreja, cujo gasto se tira dos bens que para este efeito deixou Pedro Vaz Caldeira, Sargento-Mor que foi desta Vila" (CARDOSO, 1751).
Nesta medida, é possível que os trabalhos tenham avançado entre as décadas de 30 e 40, uma vez que a cartela do portal principal ajuda a datar todo o edifício: Esta igreja mandou fazer Pedro Vaz Caldeira. Ano 1740 (SOUSA, RASQUILHO, 1982, p. 441).
De nave única, com duas capelas laterais correspondentes ao transepto e capela-mor quadrangular, a capela do Calvário da Amieira afasta-se da planimetria e dimensões que habitualmente caracterizam estes templos. A fachada principal é flanqueada por pilastras-cunhais encimadas por pináculos, situação que se repete nos restantes ângulos do edifício, à excepção da cabeceira, rematada por pinhas. Ao centro, abre-se o portal, de moldura recta mas encimado por frontão triangular, assente sobre mísulas e ladeado por urnas. Uma cartela, com a inscrição acima transcrita, encontra sobre o entablamento e o frontão. O alçado exibe, ainda, duas janelas de sacada, sobre mísulas e sobrepujadas por frontão triangular. Remata o conjunto um frontão recortado que enquadra um nicho, a que se sobrepõe um frontão curvo, interrompido pela cruz.
Nas fachadas laterais, destaca-se o conjunto de óculos que se abrem na zona superior, e que iluminam directamente a nave. O interior é percorrido por uma cimalha que se une ao arco triunfal e percorre todo o perímetro do templo. As capelas laterais são definidas por arcos de cantaria, a pleno centro, com impostas salientes, e a nave exibe ainda um púlpito de linhas simples, cuja porta é encimada por cornija saliente. Ganha especial importância o retábulo, de cantaria a imitar talha, e a imagem de Cristo crucificado, já mencionada no Dicionário do padre Luís Cardoso.
No panorama arquitectónico desta pequena localidade, pertença, desde 1232, da Ordem do Hospital, a capela do Calvário destaca-se vivamente, na sua linguagem barroca e erudita, pautada por uma depuração de matriz italianizante.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens6
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Diccionario geografico, ou noticia historica de todas as cidades, villas, lugares, e aldeas, Rios, Ribeiras, e Serras dos Reynos de Portugal e Algarve, com todas as cousas raras, que nelles se encontrão, assim antigas, como modernas, vol. IICARDOSO, Pe. LuísEdição1751LisboaRegia Offic. Silviana, 1747-1751
Amieira do antigo Priorado do Crato. Subsídios para uma monografia (1936)SOUSA, Tude Martins deEdição1982Lisboa
Amieira do antigo Priorado do Crato. Subsídios para uma monografia (1936)RASQUILHO, Francisco VieiraEdição1982Lisboa

IMAGENS

Capela do Calvário na Amieira do Tejo - Fachada principal

Capela do Calvário na Amieira do Tejo - Fachada lateral sul

Capela do Calvário na Amieira do Tejo - Fachada lateral norte

Capela do Calvário na Amieira do Tejo - Fachada principal: remate do frontão

Capela do Calvário na Amieira do Tejo - Fachada principal: cartela no remate do portal

Capela do Calvário na Amieira do Tejo - Fachada principal: janela lateral sul

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt