Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Cerca do Convento de Cristo
Designação
DesignaçãoCerca do Convento de Cristo
Outras Designações / PesquisasMata Nacional dos Sete Montes / Jardins e mata da Cerca do Convento de Cristo / Mata Nacional dos Sete Montes (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Cerca
TipologiaCerca
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSantarém/Tomar/Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Mata dos Sete MontesTomar Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
39.602844-8.417968
DistritoSantarém
ConcelhoTomar
FreguesiaTomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 28 536, DG, I Série, n.º 66, de 22-03-1938 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12737527
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaAs primeiras notícias documentais que referem os espaços vedes circundantes ao Convento de Cristo datam de 1490, quando o desembargador Pedro Álvares Seco descreveu num documento a área dos designados Paços Antigos como tendo um jardim, um terreiro e um laranjal.
No entanto, só no século XVI o espaço da cerca, que originalmente correspondia às muralhas do castelo templário de Tomar, foi organizado. Durante o reinado de D. João III, Frei António de Lisboa ficou encarregue de dirigir a reforma religiosa que o rei pretendia encetar no cenóbio tomarense. Uma das medidas práticas do reformador foi comprar todas as propriedades que envolviam o espaço conventual, nomeadamente olivais, matas, vales e terras agrícolas que constituíam o chamado Cerco da Riba Fria.
Desta forma, o Convento de Cristo passou a dispor de um espaço verde fechado de grandes dimensões, que permitia a clausura e fixação dos monges no local, através de um lugar que permitia o recolhimento e a oração em comunhão com a natureza, bem como a exploração agrícola do espaço por parte da comunidade conventual.
A partir de então, este espaço fico conhecido como "Olivais dos Sete Montes" e no seu perímetro foi edificado nos finais do século XVI um aqueduto que permitiu o abastecimento do convento e a planificação de sistemas de rega para o espaço agrícola.
Depois da extinção das Ordens Religiosas, as propriedades da Ordem de Cristo foram vendidas em hasta pública, constando entre elas a Cerca do Convento de Cristo, adquirida em 1838 por António Costa Cabral. No ano de 1936 o 3º Conde de Tomar, seu neto, colocou o convento e a cerca à venda, tendo estes sido adquiridos pelo Estado.
Em 1938 o espaço da cerca foi transformado em parque florestal, e em 1986 foi integrado no Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza, passando a partir de então a ser designado como Mata dos Sete Montes.
No espaço da Cerca do Convento de Cristo destaca-se o facto de a planimetria e estrutura quinhentista original se manter intacta, pelo que é possível reconstituir o carácter intimista e de recolhimento do local. Persistem também alguns elementos arquitectónicos dos séculos XVI e XVII que orientavam a disposição original da rede de rega.
De entre as edificações existentes no interior da cerca, a de maior interesse é sem dúvida a Charolinha, uma casa de fresco edificada como uma "(...) fábrica bramantina no centro de um lago, com a sua cúpula rodeada de pilastras jónicas (...)" (FRANÇA, 1994, p. 73), e que se assemelha a um tempietto . Catarina Oliveira
IPPAR/2006
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPAqueduto do Convento de CristoCastelo de TomarConvento de Cristo
Outra Classificação
Nº de Imagens2
Nº de Bibliografias3

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
História de TomarROSA, AmorimEdição1982TomarData do Editor : 1982
TomarFRANÇA, José-AugustoEdição1994Lisboa
Cerca do Convento de Cristo e Mata dos Sete MontesBARBOSA, ÁlvaroEdição1998Tomar
Cerca do Convento de Cristo e Mata dos Sete MontesGRAÇA, IsabelEdição1998Tomar
Cerca do Convento de Cristo e Mata dos Sete MontesMATEUS, JoãoEdição1998Tomar

IMAGENS

Cerca do Convento de Cristo: Planta com a delimitação e a ZEP em vigor

Vista aérea do conjunto formado pelo castelo, Convento de Cristo e Mata dos Sete Montes

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt