Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Residência da Quinta da Trindade
Designação
DesignaçãoResidência da Quinta da Trindade
Outras Designações / PesquisasEcomuseu Municipal do Seixal / Residência da Quinta da Trindade (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Solar
TipologiaSolar
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaSetúbal/Seixal/Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Quinta da TrindadeSeixal Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
38.644332-9.093001
DistritoSetúbal
ConcelhoSeixal
FreguesiaSeixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 516/71, DG, I Série, n.º 274, de 22-11-1971 (ver Decreto)
Despacho de homologação de 6-01-1970 do Subsecretário de estado da Administração Escolar
Parecer de 5-12-1969 da 4.ª Subsecção da 2.ª Secção da JNE a propor a classificação como IIP
Requerimento de classificação de 25-03-1969 dos proprietários
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaPertença da Ordem da Santíssima Trindade desde 1481, a Quinta da Trindade acolhe, actualmente, o Serviço de Conservação e Inventário Geral, o Serviço de Arqueologia e as Reservas do Ecomuseu do Seixal, estando prevista a futura programação museológica dos espaços e património da Quinta. A sua arquitectura e decoração mantiveram-se inalteradas, uma vez que não foram necessárias grandes alterações às novas funcionalidades. Contudo, e desde o século XVI, época em que se pensa ter sido edificada a casa de habitação, têm vindo a verificar-se múltiplas modificações, responsáveis pelas novas soluções arquitectónicas e decorativas. Entre estas últimas, o vasto conjunto azulejar ganha especial relevância por incluir exemplares que se estendem desde alguns modelos mudéjares até aos painéis figurativos barrocos e rococós, constituindo uma espécie de mostruário do que foi a arte do azulejo em Portugal.
O edifício que hoje conhecemos é, com certeza, uma construção revivalista do início do século XX, que não apenas tirou partido da linguagem eclética, bem visível, por exemplo, no volume neo-medieval rematado por merlões, mas que utilizou, de forma bastante eficaz, alguns elementos retirados de outros imóveis e originários de épocas bem anteriores, como é o caso dos azulejos. As diversas fachadas que compõem a casa apresentam um número de registos diferenciados, mas sempre rasgados por vãos em arco abatido ou duplo, também de sabor revivalista.
No interior, um dos espaços que mais se destaca é o que apresenta um tecto de madeira pintado, recentemente estudado por Celso Mangucci e que, de acordo com este autor, foi executado nos meados do século XVIII, entre 1740 e 1760, por um pintor lisboeta. Objecto de uma intervenção de restauro levada a cabo em 1998 e 1999, as pinturas deste tecto são agora mais visíveis, permitindo a identificação das suas temáticas - episódios da mitologia greco-latina. Executados em tons de sépia sobre fundo dourado, estes nove painéis oitavados organizam-se em grupos iconográficos de três painéis que, ainda segundo o mesmo autor, representam episódios relacionados com a Guerra de Tróia, com situações relativas ao envolvimento dos deuses nos problemas humanos e, ao centro, cenas em que são exaltadas as virtudes da concórdia, da ordem e da harmonia.
Por seu turno, os azulejos encontram-se espalhados pelas várias divisões da habitação, incluindo os átrios e as escadarias. Os azulejos mudéjares e os de padrão seiscentista revestem os espaços menos significativos, salientando-se o que representa cenas de caçadas, em tons de azul e manganés, semelhante a um outro assinalado por Santos Simões no Museu Agrícola Tropical (SIMÕES, 1997, p. 197). Contudo, o conjunto de oito painéis de meados do século XVIII, já com elementos de gosto rococó, é o que mais se salienta neste contexto. Apenas metade dos silhares foi, ou permanece, aplicado (os restantes estão em reserva); na sua totalidade, representam cenas galantes e, de forma particular, as quatro idades da vida. De facto, Mangucci identificou as gravuras que estiveram na origem destas composições - a série gravada por Nicolas de Larmessin (1684-1753) que reproduz os óleos Les Quatre Âges de la Vie de Nicolas Lancret, muito possivelmente executadas por um discípulo de Nicolau de Freitas.
Nesta medida, a Quinta da Trindade constitui uma espécie de museu do azulejo, construído por um particular. Todavia, não devemos ignorar que esta foi uma atitude bastante comum no início do século XX, numa época em que os mais conceituados arquitectos promoviam a utilização do azulejo antigo nas suas edificações (caso de Raul Lino). Ainda que, à luz dos actuais critérios de conservação e restauro, esta seja uma ideia estranha, a realidade é que na Quinta da Trindade podemos encontrar não apenas uma boa exposição da evolução do azulejo no nosso país, mas também um testemunho de uma forma de repensar o azulejo.
(Rosário Carvalho)
ProcessoÀ saída da povoação do Seixal em direcção à Azinheira
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens3
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Azulejaria em Portugal no século XVIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1971Lisboa
Azulejaria em Portugal no século XVIIISIMÕES, J. M. dos SantosEdição1979Lisboa
Metamorfoses, ordem, erudição: a iconografia das pinturas mitológicas no tecto da Quinta da TrindadeMANGUCCI, CelsoEdição2003Seixal
A Quinta da Trindade: história da Ordem da Santíssima Trindade no SeixalALBERTO, Edite MartinsEdição1999Seixal
"As idades da vida - colecção de azulejaria da Quinta da Trindade", Boletim Trimestral do Ecomuseu Municipal do Seixal, n.º 29DUARTE, Ana LuisaEdição2003Seixal
"O tecto de madeira policromada da Quinta da Trindade", Boletim Trimestral do Ecomuseu Municipal do Seixal, Jul/Ago/Set 2000, p. 9Edição2000Seixal
Carta histórica do concelho do SeixalEdição1985Seixal

IMAGENS

Residência da Quinta da Trindade - Vista geral (Agosto de 2005)

Residência da Quinta da Trindade - Vista geral

Residência da Quinta da Trindade - Fachada principal

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt