Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Casa e Jardim do Pintor Ventura Porfírio
Designação
DesignaçãoCasa e Jardim do Pintor Ventura Porfírio
Outras Designações / PesquisasJardim e Casa do Pintor Ventura Porfírio / Casa do Pintor Ventura Porfírio (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Casa
TipologiaCasa
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaPortalegre/Castelo de Vide/Santa Maria da Devesa
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua do OuteirinhoCastelo de Vide Número de Polícia: 24
LATITUDE LONGITUDE
39.416426-7.454336
DistritoPortalegre
ConcelhoCastelo de Vide
FreguesiaSanta Maria da Devesa
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IM - Interesse Municipal
CronologiaEdital de 27-02-2003 da CM de Castelo de Vide
Deliberação de 26-02-2003 da AM de Castelo de Vide
Despacho de homologação de 17-03-1997 do Ministro da Cultura
Despacho de abertura de 3-12-1996 do vice-presidente do IPPAR
Proposta de 10-11-1993 da CM de Castelo de Vide
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaImóvel
Implementada no centro de Castelo de Vide, na Rua do Outeirinho, a Casa do Pintor Ventura Porfírio é um edifício de planta retangular assimétrica, dividida em dois registos, que apresenta uma tipologia inspirada nas habitações rurais tradicionais da região do Alto Alentejo.
O edifício apresenta uma fachada onde o piso térreo é marcado por um grande arco de volta perfeita precedido por dois degraus, que forma um pequeno alpendre que antecede a porta de entrada, rasgada à direita, e uma janela de peito à esquerda. O arco é encimado por uma varanda (atualmente encerrada por janelas de alumínio), sobreposta por beiral. Lateralmente, a fachada apresenta duas janelas, uma em cada registo, com gelosias de pedra.
O jardim da casa, situado na zona tardoz, apresenta uma grande diversidade de espécies vegetais (da região e exóticas), que se desenvolvem numa sucessão de socalcos de pequena dimensão.
História
António Ventura Porfírio nasceu em Castelo de Vide no dia 26 de Agosto de 1908. Pintor e conservador do Palácio Nacional de Queluz, Mestre Porfírio é hoje recordado pelo significativo papel desempenhado no contexto cultural desta vila alentejana, colaborando ativamente na vida intelectual, estimulando os jovens artistas, ou integrando executivos camarários.
O pintor fez a sua formação durante os anos 20 do século XX, ingressando primeiro na Escola de Belas Artes de Lisboa, de onde saiu para fazer um estágio de dois anos no atelier do arquiteto Ernesto Korrodi; viria a terminar o curso na Escola de Belas do Porto. Nos anos 30, Ventura Porfírio integrou o grupo "Mais Além", uma das raras, se não a única manifestação no âmbito das Artes Plásticas, da estética e do espírito de inquietação Presencista. O contacto com Alberto Serpa, José Régio, Adolfo Casais Monteiro, Augusto Gomes, Abel de Moura, ou Basto Fabião, figuras marcantes na vida intelectual do Porto, foram decisivos na sua formação. Nesta época desenvolveu uma pintura original, muito marcada por Vasquez Dias, pela estadia em Madrid, e ainda pelo contacto com o expressionismo Belga, em Bruxelas. Entretanto, o pintor ocupou o cargo de Conservador do Palácio Nacional de Queluz, função que desempenhou por várias décadas. Entre 1958 e 1968, Ventura Porfírio dedicou-se às Experiências Abstractas. O célebre retrato de José Régio Poeta de Deus e do Diabo, de 1958 tornou-se, pois, uma obra de viragem, dando início a um período bem significativo da sua carreira. Por fim, destaca-se a grande obra que ocupou Ventura Porfírio durante mais de dez anos - as pinturas murais do Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Vide, terminadas em 1990.
Foi nos anos de 1936-1937 que António Ventura Porfírio iniciou a construção desta habitação em Castelo de Vide, nuns terrenos contíguos à casa de família. O projeto resultou de um esboço feito pelo próprio pintor, que foi depois concretizado em planta pelo arquiteto António Pereira. Os jardins foram, também, desenhados pelo artista, denotando uma forte influência dos espaços exteriores do espaço onde trabalhava, o Palácio de Queluz.
A casa, edificada no centro da muralha de castelo de Vide, permite uma visão privilegiada da encosta que desce do castelo até à fonte da Vila, onde se localizava a Judiaria.
O imóvel está classificado como de interesse municipal desde 2003, testemunhando a vivência do insigne artista e albergando o seu acervo artístico, constituído por cerca de quatro mil desenhos, centenas de pinturas de autores nacionais e estrangeiros, mobiliário de valor histórico, entre outros.
Reabilitada em 2017, a Casa e Jardim do Pintor Ventura Porfírio pretende albergar um núcleo museológico dedicado ao pintor.
Rosário Carvalho e Catarina Oliveira
DGPC, 2019
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCastelo de Castelo de Vide, incluindo as fortificações medievais e modernas
Outra Classificação
Nº de Imagens4
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Casa e Jardim do Pintor Ventura Porfírio - Vista parcial

Casa e Jardim do Pintor Ventura Porfírio - Fachada principal

Casa e Jardim do Pintor Ventura Porfírio - Fachada principal: arco do piso térreo

Casa e Jardim do Pintor Ventura Porfírio - Planta de localização

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt