Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Capela da Senhora dos Passos e anexos
Designação
DesignaçãoCapela da Senhora dos Passos e anexos
Outras Designações / PesquisasCapela de Nosso Senhor dos Passos e anexos / Capela da Senhora dos Passos / Capela de Nosso Senhor dos Passos (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Capela
TipologiaCapela
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaFaro/Portimão/Mexilhoeira Grande
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua da CapelinhaMexilhoeira Grande Número de Polícia: 18-20
LATITUDE LONGITUDE
DistritoFaro
ConcelhoPortimão
FreguesiaMexilhoeira Grande
Proteção
Situação ActualProcedimento caducado - sem protecção legal
Categoria de ProtecçãoNão aplicável
CronologiaProcedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009 (ver Diploma)
Despacho de abertura de 13-02-1992
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaA Capela de Nossa Senhora dos Passos, em Mexilhoeira Grande, é um pequeno templo devocional barroco, originalmente integrado numa das várias quintas que circundavam a vila e que constituíam o seu aro agrário. Hoje, depois do desaparecimento dessa quinta, sucessivamente alienado em múltiplas parcelas unifamiliares, é o terceiro templo da localidade, plenamente inserido na sua malha urbana e servindo de apoio logístico às festividades religiosas da paróquia.
É uma capela barroca modesta, de nave única, com retábulo-mor inserido na nave, e uma pequena sacristia quadrangular a Norte. A fachada principal organiza-se a um só registo, com a porta principal ao centro, com arco de volta perfeita de descarga sobrepujada por uma decoração floral. Em cima, um óculo é o único elemento a filtrar luz para o interior, terminando a fachada em empena irregular, de frontão circular ao centro enquadrando uma pedra brasonada. O interior é muito simples, destacando-se apenas o retábulo-mor, com amplo nicho de volta perfeita, inserido em duas pilastras caneladas que delimitam a composição. Na Sacristia conserva-se, em muito mau estado, o que resta da imagem de Nosso Senhor dos Passos e uma arruinada tela alusiva à Fuga para o Egipto.
No século XIX, registaram-se algumas obras de restauro, visíveis na fachada principal, mas o caminho deste pequeno templo privado desde há muito que se encontra negativamente definido. O desaparecimento da quinta em que estava inserido e a multiplicação de proprietários das parcelas limítrofes, determinou o progressivo abandono do imóvel. Na actualidade, detectam-se infiltrações nas abóbadas, em particular na da sacristia, sendo o aspecto desolador do edifício bem visível no pequeno adro murado que se desenvolve diante da sua fachada principal, um pequeno espaço rectangular ocupado por vegetação densa que, em determinada alturas, impede mesmo o acesso ao interior do monumento. Um estado de abandono que urge reverter: a capela de Nosso Senhor dos Passos não é, com absoluta certeza, uma obra artisticamente marcante do barroco algarvio, mas é um bom testemunho da evolução das formas artísticas e devocionais pela periferia privada da província.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias0

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt