Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Torre de São Patrício, Casa Verdades de Faria
Designação
DesignaçãoTorre de São Patrício, Casa Verdades de Faria
Outras Designações / PesquisasMuseu da Música Portuguesa / Torre de São Patrício / Casa Verdades de Faria (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Torre
TipologiaTorre
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaLisboa/Cascais/Cascais e Estoril
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Avenida de SabóiaMonte Estoril Número de Polícia: 1146
LATITUDE LONGITUDE
38.710134-9.405198
DistritoLisboa
ConcelhoCascais
FreguesiaCascais e Estoril
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como MIP - Monumento de Interesse Público
CronologiaPortaria n.º 451/2012, DR, 2.ª série, n.º 181, de 18-09-2012 (ver Portaria)
Procedimento prorrogado até 31-12-2012 pelo Decreto-Lei n.º 115/2011, DR, 1.ª série, n.º 232, de 5-12-2011 (ver Diploma)
Anúncio n.º 9223/2011, DR, 2.ª Série, n.º 127, de 5-07-2011 (ver Anúncio)
Procedimento prorrogado pelo Despacho n.º 19338/2010, DR, 2.ª série, n.º 252, de 30-12-2010 (ver Despacho)
Novo parecer de 13-10-2010 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Parecer favorável de 15-07-2009 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P.
Proposta de 5-02-2009 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo para a classificação como IIP
Edital 510/06 de 12-07-2006 da CM de Cascais
Em 29-10-2004 foi dado conhecimento do despacho à CM de Cascais
Despacho de abertura de 25-10-2004 da vice-presidente do IPPAR
Proposta de 12-07-2004 da DR de Lisboa do IPPAR para a abertura da instrução do procedimento de classificação
Em 24-07-2003 a CM de Cascais enviou documentação para a instrução do processo de classificação
Em 1-08-1995 foi solicitado à CM de Cascais o envio de documentação para a instrução do processo de classificação
Proposta de classificação de 12-03-1985 da CM de Cascais
ZEPPortaria n.º 451/2012, DR, 2.ª série, n.º 181, de 18-09-2012 (sem restrições) (ver Portaria)
Anúncio n.º 9223/2011, DR, 2.ª Série, n.º 127, de 5-07-2011 (ver Anúncio)
Novo parecer de 13-10-2010 da SPAA do Conselho Nacional de Cultura
Parecer favorável de 15-07-2009 do Conselho Consultivo do IGESPAR, I.P.
Proposta de 5-02-2009 da DRC de Lisboa e Vale do Tejo
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181502
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaO edifício civil conhecido como Torre de São Patrício (actual Casa-Museu Verdades de Faria) é uma das mais eclécticas construções do actual concelho de Cascais e uma das obras que melhor contribuiu para a tendência romântica e plena de novo-riquismo em que a antiga vila viveu durante os anos finais do século XIX e primeiras décadas do seguinte. Ele resulta de uma encomenda do empresário e herdeiro do trono irlandês Jorge O'Neill ao arquitecto Raul Lino, efectuada em 1918. Aprovado o projecto, deu-se imediato arranque às obras, que estavam praticamente concluídas em 1920, o que demonstra a rapidez e os grandiosos meios postos à disposição da empreitada.
O edifício compõe-se por três corpos essenciais: a torre neo-medieval; a casa apalaçada e o claustro traseiro. A primeira é o elemento que mais se destaca, não apenas pelo diferente aparelho construtivo (em cantaria de talhe perfeito), como pelos seus quatro pisos. O portal principal, aberto axialmente no andar térreo, apresenta uma curiosa solução neo-manuelina, uma vez que é antecido por pequeno alpendre suportado por duas colunas torsas e é, ele próprio, sustentado por colunas decoradas com romãs e elementos vegetalistas. Os três pisos superiores são heterogeneamente iluminados por janelas de arco a pleno centro, sendo de destacar a solução do último andar, com tripla janela disposta harmonicamente no alçado, denotando uma deliberada simetria. O remate desta estrutura é feito por um derradeiro pano de muro, ameado, com gárgulas de canhão a eixo e guaritas circulares nos ângulos, suportadas por triplo modilhão escalonado.
A casa apalaçada adossa-se à torre e possui três pisos. A fachada principal conjuga diversas tendências neo-medievais, sendo de salientar a tripla arcada neo-mudéjar do andar nobre, com arcos em ferradura, a que se acede através de duplo lanço de escadas a partir do solo. Esta arcada insere-se no corpo médio da casa, que é sintomaticamente avançado em relação aos dois restantes que o ladeiam, demonstrando, também aqui, uma grande preocupação pela simetria e racionalidade do conjunto. O terceiro piso possui também varanda axial avançada, disposta de forma tripla mas com recurso a colunas lisas, contrastando, desta forma, com a exuberante arcaria do piso médio. Nos corpos laterais, o piso nobre é igualmente sobrevalorizado, ostentando uma dupla janela de arcos em ferradura, ao contrário da simplicidade do arco abatido do piso térreo e das duas janelas quadrangulares do superior.
Finalmente, o claustro é de dois pisos e marcado a toda a volta por alto muro ameado. Ao centro, existe uma fonte e as alas abrem-se para a quadra central atavés de arcarias de volta perfeita, estando as paredes cobertas por painéis de azulejos setecentistas. Do conjunto monumental faz ainda parte a capela, de planta quadrangular coberta com abóbada neo-gótica, com altar contendo a imagem em tamanho natural de São Patrício, santo protector da Irlanda. No interior, destacam-se algumas salas, revestidas por azulejos e com tectos pintados em grotescos e outras figurações características do vocabulário artístico ecléctico.
Em 1950, a propriedade foi adquirida por Enrique Belard, que aqui estabeleceu residência. Em 1974, por legado testamentário, o palacete passou para a posse da autarquia, com a condição desta instituir o Museu Verdades de Faria, designação em homenagem à mulher de Belard, Gertrudes Verdades de Faria. Apesar desta determinação do antigo proprietário, o espaço só foi transformado em Museu em 1988, quando a autarquia aqui depositou o espólio de Michel Giacometti. Transformado em Museu da Música Regional Portuguesa, a colecção foi recentemente enriquecida com o espólio de Fernando Lopes Graça e, na última década, constituiu-se como instituição de referência no plano da salvaguarda da memória musical nacional.
PAF
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens7
Nº de Bibliografias2

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
A arquitectura de veraneio: os Estoris. 1880-1930.BRIZ, Maria da Graça GonzalezEdição1989Lisboa
Estoril a visitar. Monte Estoril / EstorilFERNANDES, Paulo AlmeidaEdição2007Cascais

IMAGENS

Casa Verdades de Faria "Torre de São Patrício" - Planta com a delimitação e a ZP que esteve em vigor até ser fixada a ZEP

Casa Verdades de Faria "Torre de São Patrício" - Planta com a delimitação e a ZEP em vigor

Casa Verdades de Faria "Torre de São Patrício" - Fachada principal: torre de São Patrício

Casa Verdades de Faria "Torre de São Patrício" - Fachada principal

Casa Verdades de Faria "Torre de São Patrício" - Claustro

Casa Verdades de Faria "Torre de São Patrício" - Fachada principal: portal de acesso

Torre de São Patrício, Casa Verdades de Faria. Maria Ramalho, 2013.

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt