Estação da Mala-Posta de Carquejo | |||||||||||||
Designação | |||||||||||||
Designação | Estação da Mala-Posta de Carquejo | ||||||||||||
Outras Designações / Pesquisas | Estação da Malaposta de Carqueijo / Estação da Malaposta de Carqueijo (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt) | ||||||||||||
Categoria / Tipologia | Arquitectura Civil / Estação de Malaposta | ||||||||||||
Tipologia | Estação de Malaposta | ||||||||||||
Categoria | Arquitectura Civil | ||||||||||||
Inventário Temático | |||||||||||||
Localização | |||||||||||||
Divisão Administrativa | Aveiro/Mealhada/Casal Comba | ||||||||||||
Endereço / Local |
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Distrito | Aveiro | ||||||||||||
Concelho | Mealhada | ||||||||||||
Freguesia | Casal Comba | ||||||||||||
Proteção | |||||||||||||
Situação Actual | Classificado | ||||||||||||
Categoria de Protecção | Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público | ||||||||||||
Cronologia | Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto) | ||||||||||||
ZEP | |||||||||||||
Zona "non aedificandi" | |||||||||||||
CLASS_NAME | Monumento | ||||||||||||
Património Mundial | |||||||||||||
Património Mundial Designação | |||||||||||||
Cadastro | |||||||||||||
AFECTACAO | 9913329 | ||||||||||||
Descrição Geral | |||||||||||||
Nota Histórico-Artistica | O edifício da mala-posta de Carqueijo tem por modelo a estação de casal dos Carreiros, o primeiro imóvel expressamente concebido para o efeito e que foi objecto de um plano cuidadosamente concebido. As tentativas para criar um serviço de ligação diária entre Lisboa e o Porto por diligências tiveram início em 1852, mas as dificuldades então sentidas, fruto de algumas dificuldades (principalmente ao nível das estradas) e desarticulação, só puderam ser superadas graças a Fontes Pereira de Melo que, depois de assumir o cargo de Ministro das Obras Públicas, em 1852, estabeleceu um amplo plano de trabalhos com o objectivo de implementar definitivamente este serviço. O primeiro trajecto ligava apenas o Carregado (onde as pessoas chegavam de vapor) a Coimbra e demorava 23 horas. Só com a conclusão da estrada até Vila Nova de Gaia foi possível prolongar o percurso, o que ocorreu entre 1957 e 1959, passando então a viagem a demorar 34 horas. Neste longo trajecto, era necessário haver um conjunto de estações onde fosse possível trocar de cavalos: tendo sido construídas para o mesmo efeito e num período relativamente curto, todas elas revelam uma enorme unidade arquitectónica, pautando-se por uma grande depuração e funcionalidade. A de Carqueijo insere-se já nesta segunda fase do percurso, constituindo a 15ª estação onde apenas se mudavam os cavalos (FERREIRA, 1946, pp. 192-193). Tal como as restantes, também o edifício de Carqueijo desenha uma planta em U, em que os corpos mais alongados correspondiam a cozinhas e ao quarto do feitor, à esquerda, reservando-se a ala direita ao palheiro e ao armazenamento de arreios. A zona mais comprida destinava-se às cavalariças. Os alçados são marcados pelos habituais vãos de verga em arco de volta perfeita. Todavia, as mansardas que surgem nos alçados laterais constituem uma marca de distinção em relação às suas congéneres. (Rosário Carvalho) | ||||||||||||
Processo | |||||||||||||
Abrangido em ZEP ou ZP | |||||||||||||
Outra Classificação | |||||||||||||
Nº de Imagens | 0 | ||||||||||||
Nº de Bibliografias | 1 |
TITULO | AUTOR(ES) | TIPO | DATA | LOCAL | OBS. |
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A Mala-Posta em Portugal | FERREIRA, Godofredo | Edição | 1946 | Lisboa |
Palacete Vilar de Allen
Rua António Cardoso, nº 175
4150-081 Porto, Portugal
NIF 517 842 920
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