Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Pelourinho de Alijó
Designação
DesignaçãoPelourinho de Alijó
Outras Designações / PesquisasPelourinho de Alijó (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Pelourinho
TipologiaPelourinho
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Alijó/Alijó
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo do PelourinhoAlijó Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.276389-7.474915
DistritoVila Real
ConcelhoAlijó
FreguesiaAlijó
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO181501
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaNo início da nacionalidade, Alijó estava situada numa zona de fronteira, sendo sucessivamente ocupada por cristãos e muçulmanos. Só em 1225, e por iniciativa de D. Sancho II, foi iniciado o processo de povoamento da vila, seguindo-se de imediato (em 1226) a concessão do seu primeiro foral. A este seguiu-se um foral outorgado por D. Afonso III, em 1269. Neste mesmo século terá sido erguido um pelourinho, que consta ter permanecido na freguesia até finais do século XIX ou início do século XX, quando foi derrubado durante obras de pavimentação da praça onde estava implantado.
O progressivo desenvolvimento de Alijó atraiu a nobreza, tendo D. João I instituído D. Álvaro Pires de Távora, 2º Senhor de Mogadouro, como donatário do termo, em 1385; este permaneceria na posse dos Távora, mais tarde marqueses, até 1759. Recebeu ainda foral novo de D. Manuel, em 1514.
O actual pelourinho foi construído no século XX, por iniciativa de Silva Leal, membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses. Trata-se portanto de um monumento revivalista, que de forma alguma recupera a tipologia de um pelourinho medieval. Se houve de facto a preocupação de reproduzir o anterior, este seria seguramente uma picota levantada entre finais de Quinhentos e o século XVIII, talvez durante a época dos Marqueses de Távora. Desta forma, a análise do pelourinho moderno não confirma a tradição da antiguidade do anterior.
O pelourinho ergue-se no largo do mesmo nome, no centro da vila, junto ao edifício dos Paços do Concelho. O conjunto dos degraus, coluna e remate assenta sobre uma plataforma destinada a vencer o desnível do terreno, guarnecida de um pequeno gradeamento decorativo. O soco é constituído por dois degraus quadrangulares, de aresta, sobre os quais se levanta a coluna, possuído um singelo anelete ao modo de base. O fuste é cilíndrico e liso, tendo a curta distância do topo um filete circular relevado. É rematado por duas molduras circulares crescentes, sobre as quais assenta o capitel, de chapa rasa, rematado no cimo em superfície curva. No centro eleva-se um pináculo encimado por bola. O conjunto é bastante semelhante a vários pelourinhos setecentistas, como o da Feira, em Viana do Castelo. SML
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra ClassificaçãoAlto Douro Vinhateiro
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Pelourinhos Portugueses, Tentâmen de Inventário GeralMALAFAIA, E. B. de AtaídeEdição1997Lisboa

IMAGENS

Pelourinho de Alijó - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt