Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Cinco mamoas da Veiga
Designação
DesignaçãoCinco mamoas da Veiga
Outras Designações / PesquisasConjunto das 5 Mamoas da Veiga (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArqueologia / Necrópole
TipologiaNecrópole
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaVila Real/Montalegre/Meixedo e Padronelos; Montalegre e Padroso
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
- - Veiga e Montalegre Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
41.834435-7.756478
DistritoVila Real
ConcelhoMontalegre
FreguesiaMeixedo e Padronelos; Montalegre e Padroso
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 29/90, DR, I Série, n.º 163, de 17-07-1990 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaClassificadas em 1990 como "Imóvel de Interesse Público", as "Mamoas da Veiga" apresentam-se como um conjunto de cinco mamoas erguidas durante o megalitismo do Noroeste do actual território português no Lugar da Veiga, o mesmo que lhe deu nome.
Estruturas funerárias, por excelência, a primeira mamoa - ou tumulus - deste conjunto arqueológico possui cerca de quinze metros de diâmetro e foi construída com terra e material pétreo de reduzidas dimensões. E, tal como sucede nos restantes componentes deste complexo sepulcral, também ela apresenta indícios de violação e destruição ocasionada pela estrada rasgada no seu perímetro, o que não impediu, contudo, a recolha de uma pequena goiva.
Relativamente à segunda mamoa, ela ostenta uma couraça pétrea com um diâmetro superior ao da anterior: aproximadamente vinte e cinco metros. E apesar de evidenciar sinais nítidos de violação, ainda conserva dois esteios da primitiva câmara sepulcral in situ, um deles com várias cruzes gravadas ao longo da superfície.
Contrariamente às duas anteriores, a terceira mamoa, com cerca de dez metros de diâmetro, não parece evidenciar quaisquer indícios da existência, na origem, de uma couraça pétrea, o mesmo sucedendo, aliás, com a quarta mamoa, com um diâmetro de aproximadamente quinze metros.
O maior destaque irá, contudo, para a última mamoa deste conjunto, pois, além de ostentar cerca de trinta metros de diâmetro (o que lhe confere uma integração na paisagem actual assaz distinta), não se denotam grandes sinais de violação e, por inerência, de destruição.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias4

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Megalitismo do Norte de Portugal: Distrito do Porto - Os Monumentos e a sua problemática no contexto europeuJORGE, Vítor de OliveiraEdição1982Portovol. 1
"Subsídios para o estudo arqueológico de Montalegre, Mealhada e Viseu", EthnosSANTOS, Maria CristinaEdição1969Lisboan.º 6, p. 207
Montalegre e Terras de BarrosoCOSTA, João Gonçalves daEdição1968Montalegrep. 43
"Materiais para a arqueologia do concelho de Montalegre", O Arqueólogo PortuguêsBARREIROS, Fernando BragaEdição1920Lisboavol. 24, pp. 67 - 68

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt