Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Solar dos Soares de Albergaria
Designação
DesignaçãoSolar dos Soares de Albergaria
Outras Designações / PesquisasSolar dos Soares de Albergaria (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Civil / Solar
TipologiaSolar
CategoriaArquitectura Civil
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaViseu/Carregal do Sal/Oliveira do Conde
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua NovaOliveira do Conde Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.438334-7.967442
DistritoViseu
ConcelhoCarregal do Sal
FreguesiaOliveira do Conde
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 735/74, DG, I Série, n.º 297, de 21-12-1974 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9914630
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaTerra de fundação antiga, Oliveira do Conde teve o seu primeiro foral em 1286 (LEAL, Pinho, 1873-1890). A edificação da primitiva casa dos Soares de Albergaria deverá datar dos finais do século XIII, precisamente a época em que era doada à povoação a primeira carta foralenga, atestando o seu crescimento.
Esta primeira casa foi reconstruída em meados do século XVI por Pedro Soares de Albergaria, fidalgo da Casa Real e comendador da Ordem de Cristo. No entanto, da edificação quinhentista nada resta, uma vez que em 1640 Pedro Soares de Albergaria, neto do anterior, voltou a reedificar a estrutura da casa, patrocinando uma campanha de obras que lhe conferiu o aspecto actual.
O conjunto do solar é composto por dois corpos, ligados entre si por um muro no qual foi rasgado o portão nobre que permite o acesso à propriedade, encimado pelo brasão dos Albergaria.
O edifício do solar, de planta rectangular e cércea baixa, apresenta uma estrutura de linhas austeras de gosto maneirista. As fachadas do edifício são ritmadas pela disposição regular de janelas, que mantêm as gelosias seiscentistas originais, e pela existência de varandas com alpendres.
À semelhança do que era usual nas edificações civis seiscentistas de carácter nobre, a casa dispõem-se em volta de um pátio que abre para uma loggia edificada no piso térreo, fazendo a ligação entre os dois corpos principais da casa.
O espaço interior da casa, tal como determinava a tratadística da época, dividia-se segundo as funções a que se destinava. O piso térreo era ocupado pelas divisões de serviço, o piso superior pelas salas nobres e espaços de habitação. No conjunto das divisões do andar nobre do Solar dos Soares destacam-se os tectos de alfarge, decorados com desenhos geométricos.
Numa das extremidades do solar foi edificada em 1666 uma capela privativa. O pequeno templo, de nave única, apresenta como único elemento decorativo um retábulo-mor de talha policroma com a representação da Árvore de Jessé.
Catarina Oliveira
IPPAR/2005
Processo
Abrangido em ZEP ou ZPCasa Grande de Oliveira do Conde
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias5

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Carregal do Sal. No coração da Beira (4ª ed)MARQUES, Hermínio C.Edição2001Carregal do SalPublicado a 1986
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa deEdição1990Lisboa
Solares PortuguesesAZEVEDO, Carlos deEdição1988Lisboa
Guia de Portugal, Beira II - Beira Baixa e Beira AltaDIONÍSIO, Sant'AnaEdição1984Lisboa
Portugal antigo e moderno: diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias...FERREIRA, Pedro AugustoEdição1990Lisboa
Roteiro Turístico - Solares e Casas Solarengas do Município de Carregal do SalRIBEIRO, Carla Marisa da CostaEdição2012Carregal do Sal

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt