Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis, incluindo a escadaria
Designação
DesignaçãoIgreja Matriz de Oliveira de Azeméis, incluindo a escadaria
Outras Designações / PesquisasIgreja de São Miguel, matriz de Oliveira de Azeméis / Igreja Paroquial de Oliveira de Azeméis / Igreja de São Miguel (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Igreja
TipologiaIgreja
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Oliveira de Azeméis/Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Macinhata da Seixa e Madail
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Rua Bento CarqueijaOliveira de Azeméis Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.840675-8.478274
DistritoAveiro
ConcelhoOliveira de Azeméis
FreguesiaOliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Macinhata da Seixa e Madail
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO9823125
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaEdificada entre os anos de 1719 e 1729, na zona norte do núcleo mais antigo da vila, a igreja matriz de Oliveira de Azeméis veio substituir a anterior, que se pensa ter existido no denominado sítio do Passal, local onde se construiu a nova cadeia (GONÇALVES, 1959).
A monumentalidade da fachada principal, e a escadaria fronteira, que se desenvolve em diferentes patamares, emprestam ao conjunto uma cenografia de cariz barroco, bem presente na ideia de escadório. Todavia, e apesar da data de edificação, o modelo utilizado para o templo encontra-se mais próximo da arquitectura chã seiscentista, num eclectismo que não deixa de ser próprio da época. Por sua vez, as campanhas decorativas do interior alternam entre o figurino do final do século XVII e o barroco pleno, ou joanino, posteriormente enriquecidas por estuques oitocentistas e azulejaria do século XX.
O alçado principal apresenta duas torres laterais, e um pano central, separados por pilastras. As torres são abertas por duas janelas, de frontões semicirculares e triangulares, interrompidos por esfera e cruz, respectivamente. A estas correspondem, ao centro, o portal principal e, no registo seguinte, o nicho e as duas janelas que o flanqueiam. O portal é definido por pilastras, que suportam o entablamento e são prolongadas por pináculos que enquadram o nicho, de frontão triangular interrompido, e onde se exibe a imagem de São Miguel, a quem a igreja foi dedicada.
A cornija une os três panos, sendo o central coroado por frontão triangular, com óculo aberto no tímpano, e os restantes prolongados pelas torres, com sineiras de volta perfeita e remate em cúpula. Os azulejos que revestem a fachada são obra de 1927, e foram produzidos na Fábrica Fonte Nova, de Aveiro. São de padrão industrial, à excepção dos dois painéis que ladeiam o portal, com cenas figurativas.
No interior, de nave única e capela-mor rectangular, mantém-se a mesma depuração, repetindo-se o desenho dos frontões quer no arco triunfal, quer nos altares laterais e colaterais. Os da nave, com retábulos de talha dourada, de gosto seiscentista, são definidos por arcos de volta perfeita sobre impostas, terminando em frontão semicircular interrompido. O arco triunfal, de volta perfeita, termina num frontão triangular interrompido, e é flanqueado por outros dois, também de volta perfeita mas com remates mais próximos dos da nave. As janelas exibem sanefas barrocas, tal como os púlpitos, a meio do corpo da igreja. O silhar de azulejos é já do século XX. O coro alto assenta sobre um amplo arco abatido.
Na capela-mor, o retábulo de talha dourada foi executado pelo entalhador portuense Luís Pereira da Costa, contratado para o efeito a 27 de Agosto de 1731. A tela que, por vezes, fecha o camarim, representa a Ressurreição, e foi pintada por Marques da Silva Oliveira, do Porto.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - Distrito de AveiroGONCALVES, António NogueiraEdição1959Lisboa

IMAGENS

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt