Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Cruzeiro de Roge
Designação
DesignaçãoCruzeiro de Roge
Outras Designações / PesquisasCruzeiro de Roge (Ver Ficha em www.monumentos.gov.pt)
Categoria / TipologiaArquitectura Religiosa / Cruzeiro
TipologiaCruzeiro
CategoriaArquitectura Religiosa
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaAveiro/Vale de Cambra/Roge
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
Largo da IgrejaRoge Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
40.852968-8.356296
DistritoAveiro
ConcelhoVale de Cambra
FreguesiaRoge
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 37 366, DG, I Série, n.º 70, de 5-04-1949 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMEMonumento
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaContemporâneo da igreja paroquial de São Salvador, o cruzeiro de Roge encontra-se implantado no seu adro, e comunga da mesma linguagem barroca que caracteriza a fachada do templo.
Quando, em 1947, a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais consolidou o cruzeiro e restaurou a cruz, entretanto caída, foi possível proceder à leitura da data de 1762, em dois ferros que pertenciam à estrutura interna do monumento (DGEMN, IPA n.º 0119070002). Este ano de 1762 faz avançar, ligeiramente, a cronologia do cruzeiro em relação à igreja, que se pensa ter sido edificada em meados do século XVIII, conforme corrobora a data de 1755, inscrita no intradorso do arco triunfal.
O modelo utilizado no cruzeiro de Roge é relativamente comum no Norte do país, simbolizando, por outro lado, um dos valores mais importantes da vivência religiosa exterior, de setecentos. Profusamente esculpido, este cruzeiro conjuga motivos vegetalistas com figuras de atlantes (que, geralmente, carregam os mais variados elementos sobre as costas), e outros símbolos cristãos, como a cruz, bem visível no topo desta longa estrutura.
Sobre uma série de degraus erguem-se quatro figuras de atlantes coroados, sobre os quais assenta o soco paralelipipédico, com molduras onde se inscrevem motivos antropomórficos e vegetalistas. Sobrepõe-se-lhe a coluna, cujo fuste exibe enrolamentos e aves no primeiro terço, sendo o restante seccionado por losangos (com botões florais) dispostos em linhas helicoidais cruzadas. A coluna é rematada por um capitel coríntio, e o conjunto de cerca de 14m de altura, termina numa cruz assente sobre ampla esfera.
(Rosário Carvalho)
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens1
Nº de Bibliografias1

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Inventário Artístico de Portugal - Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Portalegre, Porto e SantarémSEQUEIRA, Gustavo de MatosEdição2000LisboaAcademia Nacional de Belas Artes 3 CD ROM Tipo : Multimédia - CD Rom

IMAGENS

Cruzeiro de Roge - Vista geral

MAPA

Abrir

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt