Pesquisa de Património Imóvel

DETALHES

Estrada lusitano-romana
Designação
DesignaçãoEstrada lusitano-romana
Outras Designações / Pesquisas
Categoria / TipologiaArqueologia / Via
TipologiaVia
CategoriaArqueologia
Inventário Temático
Localização
Divisão AdministrativaBraga/Póvoa de Lanhoso/Póvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo)
Endereço / Local
RUA LOCAL ZIP REF
-- na estrada para o Castelo da Póvoa de Lanhoso- Número de Polícia:
LATITUDE LONGITUDE
DistritoBraga
ConcelhoPóvoa de Lanhoso
FreguesiaPóvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo)
Proteção
Situação ActualClassificado
Categoria de ProtecçãoClassificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
CronologiaDecreto n.º 30 762, DG, I Série, n.º 225, de 26-09-1940 (ver Decreto)
ZEP
Zona "non aedificandi"
CLASS_NAMESítio
Património Mundial
Património Mundial Designação
Cadastro
AFECTACAO12707538
Descrição Geral
Nota Histórico-ArtisticaFoi graças à abertura de uma estrada de acesso ao Santuário da Senhora do Pilar e ao Castelo, executada no fim dos anos trinta do século passado, que se colocaram a descoberto vestígios arqueológicos no sopé do Monte do Castelo, na Póvoa de Lanhoso, a uma altitude de aproximadamente quatrocentos metros, sobranceiros às bacias dos rios Cávado e Ave, em terrenos agrícolas particularmente férteis.
Das escavações conduzidas no local nos anos quarenta resultou a identificação de um povoado fortificado erguido durante a Idade do Ferro, embora encerrando materiais indicadores de períodos ocupacionais anteriores, desde, pelo menos, o Calcolítico, como atesta o espólio recolhido no arqueossítio, do qual fazem parte inúmeros fragmentos cerâmicos deste período.
Mas foram também recolhidos fragmentos de tegulae e imbrices, elementos de construção que vêem confirmar uma das realidades mais presentes neste tipo de povoados fortificados de altura: a sua ocupação num segundo período, já em pleno domínio romano do actual território português.
Uma particularidade que, se era comum a inúmeros povoados de altura erguidos durante a Idade do Ferro, destacava-se, no caso em epígrafe, perante a sua localização privilegiada, em grande parte mercê da extensa navegabilidade do rio nesta zona, associada à abundância de pequenos cursos hídricos, à fertilidade dos solos (daí resultante) e à vastidão montanhosa vital para a actividade pastorícia, assim como à existência de várias matérias primas.
Não surpreende, por conseguinte, que fosse de igual modo identificado nas imediações um troço de via romana, referenciada, já em finais do século, por um dos maiores conhecedores e divulgadores de antiguidades da ampla região bracarence, o Padre Martins Capela.
Conduzindo ao denominado "Castelo de Póvoa de Lanhoso", a "Estrada lusitano-romana" integraria a via militar romana XVII, destinada a ligar as antigas cidades de Bracara Augusta (Braga) e Aquae Flaviae (Chaves).
O que não seria inusitado, porquanto a presença romana nas actuais fronteiras físicas portuguesas pautou-se, tal como nos demais recantos do Império, pela implementação de uma política administrativa assente em dois vectores vitais para a sua perduração no tempo: na definição de unidades político-administrativas e no traçado de vias que assegurassem uma ligação permanente e célere entre os principais centros populacionais, ao mesmo tempo que a sua renovação, face às exigências assomadas com o desenrolar dos acontecimentos registados em Roma.
[AMartins]
Processo
Abrangido em ZEP ou ZP
Outra Classificação
Nº de Imagens0
Nº de Bibliografias7

BIBLIOGRAFIA

TITULO AUTOR(ES) TIPO DATA LOCAL OBS.
Guia de Portugal, v.4, t. II : Entre Douro e Minho, MinhoDIONÍSIO, Sant'AnaEdição1996Lisboa
"Monumentos Nacionais. Seu arrolamento, classificação e protecção, especialmente na parte que se refere a arqueologia", Revista de GuimarãesCARDOZO, MárioEdição1941Guimarães
"Trepando aos Montes", O Distrito de BragaCUNHA, Arlindo Ribeiro daEdição1975BragaVol. 1 (1/4) da 2ª série
"O Castro de Lanhoso e o seu espólio", Congresso do Mundo Português. Memórias e Comunicações Apresentadas ao Congresso da Pré e Proto-História de PortugalTEIXEIRA, CarlosEdição1940Lisboa
"Notas arqueológicas sobre o castro de Lanhoso", Trabalhos da Sociedade Portuguesa de Antropologia e EtnologiaTEIXEIRA, CarlosEdição1940Porto
"O Reordenamento Territorial", Nova História de Portugal: Portugal das origens à romanizaçãoALARCÃO, Jorge Manuel N. L.Edição1990LisboaNova Historia de Portugal, 1, pp. 352-382
"Póvoa de Lanhoso", Tesouros Artísticos de PortugalALMEIDA, José António Ferreira deEdição1976Lisboap. 470

IMAGENS

Palácio Nacional da Ajuda
1349-021 Lisboa
T.: +351 21 361 42 00
NIF 600 084 914
dgpc@dgpc.pt